Incêndios dão trégua no Pantanal, mas animais ainda precisam de ajuda

Incêndios dão trégua no Pantanal, mas animais ainda precisam de ajuda

A queda na temperatura e a chegada de chuvas na região do Pantanal fez com que os focos de incêndios diminuíssem no bioma, felizmente. Mesmo assim, brigadistas continuam monitorando a situação e apagando o fogo que muitas vezes continua a queimar embaixo do solo. As equipes em terra do ICMBio, Ibama e outras organizações locais têm o apoio ainda de aeronaves, veículos e embarcações que também circularam pelos locais mais afetados pelas chamas.

Apesar do alívio, ainda há muito a ser feito. O Pantanal teve mais de 1 milhão de hectares destruídos pelo fogo e estima-se que milhares de animais morreram. Fora os grandes bichos, mais visíveis, há ainda as mortes “invisíveis”, de espécies de pequeno porte, como anfíbios e aves.

E para aqueles que sobreviveram, os especialistas explicam que agora eles enfrentam a chamada “fome cinza“. Com a vegetação completamente queimada e muitas de suas presas mortas, eles não encontram o que comer, água para beber ou onde se abrigar.

Profissionais do Grad Brasil – Grupo de Resgate de Animais em Desastres – e servidores do Ibama percorreram várias áreas devastadas pelos incêndios nos últimos dias tentando encontrar e ajudar esses animais.

O ouriço da foto, em destaque neste texto, foi encontrado desidratado. Ele recebeu água e foi levado para descansar. Depois foi solto em uma área onde o fogo não atingiu.

Em suas redes sociais, o Ibama também divulgou imagens de uma cobra e de um preá resgatados e mais tarde liberados num local seguro.

Mas os brigadistas que atuam no Pantanal ressaltam que a chuva que caiu ainda não foi suficiente para acabar com todos os focos de incêndio. Os profissionais ainda estão em alerta.

Para continuar a fazer esse trabalho heroico no bioma, diversas organizações precisam da nossa ajuda. Então, se você puder ajudar com qualquer valor que seja, faça a sua parte!

Instituto SOS Pantanal
Doação através do site neste link
PIX – contato@sospantanal.org.br

Grad Brasil
PIX – 04.085.146/0001-38

Brigada Alto Pantanal (IHP Pantaneiro)
Doações no PIX – contato@brigadaaltopantanal.org

Leia também:
Ousado está forte e saudável, apesar de temores que pudesse ter se ferido novamente nos incêndios no Pantanal
Bióloga e ativista da ‘EJF Foundation’ faz apelo emocionado pelo Pantanal na Comissão de Direitos Humanos do Senado

Foto de abertura: reprodução vídeo Ibama

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.