Inaugurada no Piauí a maior fazenda solar da América Latina

Inaugurada no Piauí a maior fazenda solar da América Latina

Nada menos do que 930 mil painéis solares. Este é um dos números que dá a dimensão da usina solar de Nova Olinda, que acaba de entrar em funcionamento completo na região do semiárido do Piauí.

Construída em uma área de 690 hectares, ela tem capacidade instalada de 292 MW e com potencial para produzir 600 GWh, eletricidade suficiente para atender a demanda de 300 mil casas. Esta é a maior fazenda solar da América Latina.

Um projeto da Enel Green Power, companhia multinacional de energia renovável, com operações nos cinco continentes, a usina de Nova Olinda ficou pronta em apenas 15 meses.

Para isso, o investimento foi de aproximadamente 300 milhões de dólares. Segundo a companhia, a construção seguiu as normas do Creating Shared Value (CSV), modelo de negócio criado na Universidade de Harvard, que preconiza, entre outras coisas, o estímulo à economia local. Na obra de Nova Olinda, foram contratados 1.700 colaboradores, mais da metade deles moradores da região.

Além disso, os trabalhadores receberam treinamento em eletromecânica para poder montar os equipamentos da planta e também participaram de workshops de reciclagem criativa, utilizando material que sobrou da obra. Outra iniciativa em andamento na comunidade é o projeto CineSolar, que como o próprio nome diz, emprega energia solar para a exibição de filmes em locais públicos.

De acordo com a Enel, o funcionamento da usina de Nova Olinda e com ela, a produção de energia limpa, contribuirá para a não emissão, por ano, de 350 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2), gás responsável pelo aquecimento global.

Além de Nova Olinda, a Enel tem outras usinas solares e eólicas em operação no Brasil, além de algumas em construção.

No início de outubro, a empresa já havia inaugurado o primeiro parque solar de grande porte do país, em Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Este tem capacidade de produzir 340 GWh por ano, o suficiente para atender o consumo de 166 mil residências.

O Brasil é considerado o segundo país do mundo em capacidade para gerar energia solar.

Leia também:
Em novo recorde, energia solar foi a fonte que mais cresceu no mundo em 2016
Energia solar se torna a fonte renovável mais barata em 58 países, entre eles, o Brasil
Bill Gates lança fundo de 1 bilhão de dólares para investir em energias renováveis

Foto: divulgação Enel Green Power

6 comentários em “Inaugurada no Piauí a maior fazenda solar da América Latina

  • 31 de julho de 2019 em 12:15 PM
    Permalink

    Boa tarde vcs sabem m dizer se está Fazenda de energia solar aí no Piauí tem alguma coisa a ver com uma empresa q estão vendendo cotas de investimento nesta Fazenda. A empresa q está vendendo cotas e a Econ energia solar

    Resposta
  • 7 de agosto de 2019 em 8:44 AM
    Permalink

    Quais empresas estão envolvidas no financiamento da construção dessa usina?

    Resposta
    • 8 de agosto de 2019 em 12:27 PM
      Permalink

      Lucas,
      Estão citadas dentro do texto da matéria.
      Abraço,
      Suzana

      Resposta
  • 9 de agosto de 2019 em 11:45 PM
    Permalink

    o que você me diz dessa empresa Econ energia compartilhada que está vendendo cotas fracionadas de energia produzida?Onde está a tal fazenda que eles divulgam .
    estão utilizando marketing multinivel para captação com ganhos de 1% ao dia?

    Resposta
  • 12 de agosto de 2019 em 6:21 PM
    Permalink

    Estranho, a Econ Energia solar esta dizendo e vendendo cotas de participaçao de uma fazendo fotovoltaica no piaui. Porém tudo indica que esses paineis são dessa Enel. Ou será que estão trabalhando juntas?

    Resposta
  • 22 de junho de 2020 em 2:26 PM
    Permalink

    Boa tarde, vocês pretendem implantar outras usinas em outros estados, sou de minas Gerais e gostaria de saber se vocês arrendam terras para essa finalidade ou compram. tenho terras para arrendamento. desde já agradeço pela atenção.

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.