Imagens incríveis e surpreendentes são destaque nas 20 mil inscritas na competição internacional Bird Photographer of the Year
Elas voam diante de nossos olhos e com suas cores, cantos ou danças no ar encantam os seres humanos há milhares de anos. Por isso, poucos animais são tão fotografados e estudados no mundo como as aves. Não é surpresa então que a edição de 2022 da competição de fotografia Bird Photographer of the Year tenha recebido 20 mil inscrições.
Idealizada pela Nature Photographers e pelo British Trust for Ornithology, o concurso internacional tem como objetivo celebrar a diversidade e a beleza do universo das aves.
Criado em 2016, o prêmio convida fotógrafos amadores e profissionais do mundo todo a enviar suas imagens para concorrer ao grande prêmio de 5 mil libras.
O concurso é dividido em sete categorias e ainda, duas menções especiais: Melhor Retrato; Atenção aos Detalhes; Ambiente; Comportamento, Voo, Aves Urbanas, Preto e Branco, Imaginário Criativo e Jovem Fotógrafo de Aves do Ano (até 16 anos).
Apesar de os grandes vencedores deste ano só serem anunciados em 8 de setembro, o Bird Photographer of the Year divulgou algumas imagens que já chamaram a atenção dos jurados e nós compartilhamos com você algumas delas a seguir:
“Abutre x raposa”, por Baozhu Wang
“A vida por um fio”, por Glenn Nelson
“Um pássaro de desenho animado levantando a mão”, por Weng Keong Liew
“Briga”, por Erlend Haarberg
“Contato completo”, por Gabor Baross
Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.