PUBLICIDADE

Ilhas Faroé estabelece limite “máximo” de 500 golfinhos para abate durante evento anual, uma tradição milenar e controversa

Ilhas Faroé estabelece limite "máximo" de 500 golfinhos para abate durante evento anual, uma tradição milenar e controversa

Desde 2018 eu escrevo sobre essa “tradição” cruel e bárbara realizada todos os anos pelos moradores das Ilhas Faroé, um território da Dinamarca, localizado no Atlântico Norte entre a Escócia e a Islândia.

A tradição iniciada pelos povos Vikings, que já tem mais de 1 mil anos, é chamada de grindadráp, ou simplesmente grind e consiste no encurralamento de baleias e golfinhos em uma baía e a posterior matança dos cetáceos. Levados até ali por barcos, quando encalham na água de pouca profundidade, são facilmente mortos com facões. Geralmente é feito um corte no pescoço e depois, na coluna cervical.

As “regras” para a matança determinam que a morte dos animais deve ser rápida e sem sofrimento. Os envolvidos na prática precisam fazer curso e ter uma licença. Para a população de Faroé, a tradição promove a cultura e o senso de comunidade entre os moradores e também, fornece alimento (a carne), que é estocada durante vários meses.

Em setembro do ano passado, o número de golfinhos mortos provocou uma revolta e choque mundial. Quase 1.500 foram abatidos. E poucos meses antes, no verão, 615 baleias-piloto já haviam sido dizimadas.

Na época, a organização internacional Sea Shepherd denunciou que tinham sido cometidas várias irregularidades no “processo de abate” e foram mortos tantos golfinhos que haveria carne em demasia e provavelmente, os animais simplesmente seriam descartados antes que suas carcaças começassem a apodrecer. Eles precisariam ser jogados no lixo ou enterrados.

Depois da polêmica de 2021, o governo das Ilhas Faroé anunciou recentemente que impôs um limite máximo de 500 golfinhos que poderão ser mortos no próximo grindadráp.

“Temos ciência que os aspectos da captura [no ano passado] não foram satisfatórios, em particular o número incomumente grande de golfinhos mortos. Isso dificultou o gerenciamento dos procedimentos e é improvável que seja um nível sustentável de captura em uma base anual de longo prazo”, afirmaram as autoridades locais.

Ainda segundo o governo de Faroé, a população de golfinhos na região é de aproximadamente 80 mil indivíduos e que o abate de centenas deles por ano não afetará a conservação da espécie.

Em suas redes sociais, a Sea Shepherd criticou a cota máxima estabelecida. “Esta nova ‘cota’ não tem sentido para os golfinhos a longo prazo e só foi anunciada às pressas para enganar os políticos e a imprensa diante da indignação contínua pela matança de golfinhos nas Ilhas Faroé”.

Ilhas Faroé estabelece limite "máximo" de 500 golfinhos para abate durante evento anual, uma tradição milenar e controversa

Em 2021, foram mortos 1.428 golfinhos
(Foto: divulgação Sea Shepherd)

*Com informações da CNN Internacional

Leia também:
Experimento científico com baleias na Noruega gera protestos e denúncia de crueldade contra animais
Japão anuncia que voltará a caçar baleias comercialmente
Brasil aprova “Declaração de Florianópolis” que garante proteção das baleias
Em menos de três dias, mais de 200 lobos são mortos por caçadores no estado de Wisconsin, nos EUA

Foto: reprodução Twitter Alastair Ward

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ELIANE OLIVEIRA GEIGER
ELIANE OLIVEIRA GEIGER
10 meses atrás

Crueldade tamanha.
Assisti um vídeo é não acreditei, infelizmente é verdade ????????????????????????
Isso precisa acabar. ????

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE