PUBLICIDADE

Hino nacional ganha versão indígena, interpretado por Djuena Tikuna e Tainara Kambeba nas línguas de seus povos: escute a Amazônia!

Para celebrar a Amazônia e seu dia, o coletivo Gabinete dos Bichos convidou duas mulheres e artistas indígenas para interpretar o Hino Nacional na língua de seus povos e mostrar, “em forma de canto, que o Brasil é um país poliglota“.

Sim, só na Amazônia existem mais de 100 línguas diferentes, que também compõem a riqueza cultural do país. O coletivo queria “mostrar que a Amazônia não é apenas nosso seguro de vida contra a crise climática, mas é também um exuberante centro cultural“.

Assim, convidou Djuena Tikuna, do povo Tikuna, que vive no Alto Solimões, no extremo oeste do Amazonas, e Tainara Kambeba, do povo Kambeba, do Baixo Rio Negro, para interpretarem nosso hino. O resultado é de grande beleza (assista no final deste post).

Djuena já se apresentou em diversas partes do mundo (como já contamos aqui) e faz de sua língua um instrumento de resistência. Em 2017, marcou a história do Teatro Amazonas, em Manaus – símbolo da elite seringalista – ao tornar-se a primeira cantora indígena a se apresentar nesse palco famoso.

No novo vídeo, a cantora aparece entrando nesse teatro, com o qual mantém forte ligação, e depois admirando sua suntuosidade.

Já Tainara usa sua voz e sua presença digital para valorizar a cultura de seu povo como artesanato, gastronomia, costumes e rituais. E, assim, atua também como repórter e empreendedora.

O hino na língua Tikuna

Esta não foi a primeira vez que Djuena interpretou o Hino Nacional na língua Tikuna.

Em 2012, na abertura da Semana dos Povos Indígenas, em Manaus, ele levou a doçura e força de sua interpretação para o palco, acompanhada pela banda do Comando Militar da Amazônia (assista ao vídeo, aqui).

Visibilidade

Agora, na interpretação de Djuena e Tainara – exibida no programa Fantástico, da Globo, no último domingo -, o hino que representa o nosso país ganha ainda maior visibilidade nos idiomas de povos originários, o que muitos brasileiros desconhecem.

Agora, assista ao belíssimo vídeo realizado pelo Gabinete dos Bichos com as duas artistas, que ainda passa uma mensagem linda sobre o bioma. Acompanhe o coletivo no Instagram e no Twitter.

Mais lindo ainda será se Djuena e Tainara forem convidadas pelo novo presidente para cantarem em sua posse, em 1 de janeiro de 2023, anunciando novos tempos. Espalhe o vídeo!

Foto-montagem: imagens reproduzidas do vídeo

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE