Haste de trigo: mais uma alternativa sustentável para substituir o canudo plástico

Haste de trigo: mais uma alternativa sustentável para substituir o canudo plástico

O canudinho virou uma praga ambiental. Só nos Estados Unidos, são usados 500 milhões de canudos plásticos por dia e no Reino Unido, mais 100 milhões. E assim como outros resíduos, eles acabam nos oceanos, engolidos por animais marinhos, que morrem engasgados.

Feito geralmente de poliestireno ou polipropileno, ele pode ser reciclado, mas como é muito pequeno e leve, assim como tampas de garrafa, frequentemente é jogado no lixo. Sua vida útil é estimada em 4 minutos. Isso mesmo, 4 minutos! E ele leva aproximadamente 400 anos para se decompor na natureza.

Canadá, Califórnia, Inglaterra e Nova York são apenas alguns dos lugares que já proibiram a utilização de canudos plásticos. No Brasil, o Rio de Janeiro foi a cidade pioneira a  baní-los.

Por isso mesmo, não param de surgir novas e bacanas ideias para deixar o canudinho plástico no passado e substituí-lo por alternativas mais sustentáveis, menos poluentes e sem impacto ambiental.

Uma delas foi desenvolvida por uma empresa em São Francisco, nos Estados Unidos, e utiliza um subproduto do trigo: sua haste! Em geral, depois da colheita do grão, o resto da planta é transformado em feno para alimentação animal.

Pois a Hay! Straws decidiu utilizar a haste para a fabricação de canudos ecológicos. Segundo a marca, diferentemente daqueles feitos com papel, os canudinhos de trigo são mais resistentes, e o mais importante, vêm de uma fonte renovável. 100% biodegradáveis, podem ser jogados no lixo orgânico ou compostados.

Haste de trigo: mais uma alternativa sustentável para substituir o canudo plástico

Opção natural ao canudo plástico

Os canudinhos naturais da Hay! Straws passam por um processo de higienização após seu corte. Nenhum é exatamente do mesmo tamanho do outro.

Ah, e outro ponto importante: eles não possuem glúten, ou seja, pessoas que sofrem da doença celíaca, não precisam se preocupar com contaminação.

Haste de trigo: mais uma alternativa sustentável para substituir o canudo plástico

Depois de cortada, a haste de trigo é lavada diversas vezes

Inovação, criatividade e sustentabilidade

Como eu escrevi mais acima, não faltam novas alternativas para substituir o canudo plástico! Abaixo, listei algumas que já divulgamos aqui no Conexão Planeta.

Mas há sempre a melhor das soluções: dizer não ao canudinho! Como brincou o naturalista britânico David Attenborough, em uma entrevista recente, “Canudo, pra quê? Eu nasci com boca!”

Leia também:
Canudo comestível e biodegradável é alternativa ao plástico
Para substituir o canudo plástico, que tal um feito de algas marinhas?
Estudante que criou canudo biodegradável e comestível com inhame é convidada a representar Brasil em feira internacional de Ciências
De metal ou de vidro, canudo bom é reutilizável!
Um canudinho incomoda muita gente… 7 bilhões incomodam muito mais

Fotos: reprodução Facebook Hay! Straws

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.