Guepardo: rumo à extinção

O guepardo (Acinonyx jubatus), o mamífero terrestre mais rápido do mundo, está perdendo a corrida contra a extinção. Estudo publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences, afirma que o felino ocupa apenas 9% de sua distribuição original. A população, que era de 100 mil animais no final do século 19, caiu para 7.100 na atualidade. Cerca de 77% da área de distribuição atual dos guepardos está fora de Unidades de Conservação, onde o habitat natural do felino cede espaço para a criação de gado. O guepardo prefere animais selvagens, mas pode caçar animais domésticos em algumas circunstâncias e é morto por fazendeiros em retaliação.

Os problemas não param por aí. Características que favorecem a velocidade foram selecionadas durante a evolução da espécie. O guepardo se tornou um predador que pode chegar a 110 km/hora e é capaz de caçar presas muito rápidas. Mas essa especialização traz desvantagens na hora de proteger o alimento e os filhotes. Frequentemente, as presas mortas por guepardos são roubadas por predadores maiores e a mortalidade de filhotes chega a 95% em algumas áreas da África.

Outro fator de risco é o tráfico de animais. Um filhote de guepardo pode ser vendido por até 10 mil dólares no mercado negro. Segundo o Cheetah Conservation Fund (Fundo de Conservação do Guepardo), cerca de 1.200 filhotes foram levados para fora da África nos últimos 10 anos. 85% morreram durante a viagem.

Para reconhecer a escala da ameaça que o guepardo enfrenta, o relatório sugere a mudança da categoria da espécie na Lista Vermelha da IUCN – International Union for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês) de vulnerável para ameaçada.

Isso ajudaria a concentrar o apoio internacional na conservação de uma espécie que ruma para a extinção em ritmo crescente.

O guepardo ruma para a extinção. Sem esforços de conservação, a espécie pode desaparecer para sempre

Fotos: Fábio Paschoal

2 comentários em “Guepardo: rumo à extinção

  • 24 de março de 2021 em 3:33 PM
    Permalink

    É muito triste ver um animal tão lindo em extinção.

    Resposta
  • 17 de maio de 2023 em 10:05 AM
    Permalink

    O guepardo é o animal mais rápido do mundo mas é triste ele tá em extinção sem ele não vai ter nenhum animal mais rápido do mundo do que ele

    Resposta

Deixe uma resposta

Fábio Paschoal

Apaixonado por animais desde criança, logo decidiu estudar Biologia, formando-se pela USP em 2005. É técnico em turismo e trabalhou como guia a partir de 2008, tendo conduzido, por três anos, passeios de ecoturismo no Pantanal e na Amazônia. De 2011 até 2016, foi repórter e editor do site da revista National Geographic Brasil, onde nasceu o blog Curiosidade Animal (desde dezembro de 2016, aqui, no Conexão Planeta).