PUBLICIDADE

Guaçatonga é fatal contra aftas, herpes e mau hálito

guacatonga_lianajohn

Beijar, comer e falar: três ações básicas que podem ser doloridas quando se tem uma ferida na boca. Quem já penou com aftas e herpes labial sabe reconhecer o valor de um remédio capaz de abreviar essas lesões incômodas. A par de receitas caseiras à base de bicarbonato ou água oxigenada, um cicatrizante da biodiversidade brasileira também merece atenção: o chá feito das folhas de uma espécie nativa chamada guaçatonga ou, na versão científica, Casearia sylvestris.

Trata-se de uma árvore de 4 a 6 metros de altura, com folhas lustrosas alternadas, flores esbranquiçadas e frutos pequenos, que nascem ao longo dos ramos (como o café) e são consumidos por sabiás.

A lista de nomes comuns é farta e indica uso tradicional de longa data em diversas localidades: bugre-branco, café-bravo, café-do-diabo, cafazeiro-do-mato, canela-de-veado, caroba, carvalhinho, chá-de-bugre, chá-de-frade, erva-de-bugre, erva-de-lagarto, erva-de-pontada, fruta-de-saíra, gaibim, gaiubim, língua-de-lagarto, língua-de-teju, marmelada-vermelha, marmelinho-do-campo, pau-de-bugre, pau-de-lagarto, pioia, pitumba-de-folha-miúda, saritã e varre-forno ou varre-forro. Já o nome tupi contém um alerta: guaçatonga deriva de guá + eçatunga cujo significado é “o que turva a vista”, numa referência ao fato da planta ser venenosa, se consumida em excesso.

As pesquisas com a guaçatonga são variadas e, em geral, envolvem as substâncias contidas nas folhas: óleos essenciais, taninos e terpenos. Entre os pesquisadores da Odontologia, Angela Bonjorno Arantes avaliou o potencial da guaçatonga como dentifrício em seu mestrado em Ciências Farmacêuticas, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ela verificou que formulações com 10% de extrato de guaçatonga tiveram ação antimicrobiana, combatendo os agentes causadores de placa bacteriana, como Streptococcus mutans, e causadores de infecções orais como Staphylococcus aureus e Candida albicans.

A ação do óleo essencial de guaçatonga no tratamento de feridas na boca e herpes labial e do chá contra aftas e halitose (mau hálito) é citada em outra dissertação, de Lauren Oliveira de Lima Bohner, cujo mestrado em Reabilitação Oral foi defendido na Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (USP-RP). Em sua pesquisa, ela testou enxaguatórios bucais com guaçatonga, confirmando o mesmo efeito antisséptico e antibacteriano dos enxaguatórios comerciais à base de clorexidina. Mas fez uma ressalva quanto à necessidade de aprimorar a formulação para evitar manchas nos dentes submetidos a clareamento.

Para os interessados, já existem cremes dentais à base de guaçatonga no mercado, disponíveis em lojas físicas, como a Phytoshop, e em vendas online, como a linha de produtos do Laboratório Panizza. E até os pets têm sua versão: a Petmais, por exemplo, comercializa pacotinhos de 10 escovas de dentes descartáveis para cães com creme dental à base de guaçatonga.

Tudo para garantir um beijar, comer e falar sem feridas nem bactérias. Ou, no caso dos pets, lamber, comer e latir!

Foto: Liana John

Comentários
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Ferreira Junior
6 anos atrás

Excelente post Liana. Mau hálito é um assunto muito delicado de se tratar mesmo. Eu tive no passado e sei o quão constrangedor é.

Hudson Chase
Hudson Chase
4 anos atrás

O mundo é uma bênção, o Dr.ISE se tornou o mundialmente famoso e realista Herbal Researchers, Curer, medicinal terapêutico com 100% curativo, totalmente eliminação, confiável e confiável. Não mencionamos nomes aqui. Somos gratos ao Dr.ISE, ele é médico que salva vidas, usando plantas naturais de ervas de Deus para curar e salvar vidas, especialmente doenças com risco de vida, infecções e ambas; O vírus da corona é um vírus que afeta o sistema imunológico, o sistema imunológico, o sistema imunológico e o sistema imunológico, além de ser responsável pela produção de células cancerígenas, células cancerígenas e células cancerígenas. Seu amor pelo mundo é conceder e restaurar a Saúde a todos os pacientes que eu sofro, sofro, sofro e doentios do mundo, Aprenda a confiar e explicar tudo a ele, para permitir que Ele te cure completamente, da mesma maneira que eu fui curado completamente. Os produtos são naturalmente isentos de consumo, limpos, puros e curativos … Sem efeitos colaterais, muito eficaz.Ele se tornou o mundo mais reconhecido, estendendo seus Centros de cura à base de plantas para Suíça, EUA, Ásia, África e EuropaSeu contato é: E-mail : Cureherbal633 @ gmail.com.Isespiritualspelltemple @ gmail.comWhatsApp: +41715880844. (Sede da Suíça) +1 (401) 213-1260 (Sede dos EUA) Sua saúde é a próxima na fila! Receba 100% da entrega de serviços e cure hoje! Meu nome é: Stefanie Schmid

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE