Grupo de pinguins é devolvido ao mar depois de resgate e período de reabilitação

Enfim, de volta ao mar. Hoje pela manhã, treze pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foram soltos na praia do Moçambique, em Florianópolis. Uma imagem linda e que sempre gera muita felicidade entre a equipe da  R3 Animal, organização que faz o trabalho de reabilitação de animais marinhos na região. As aves tinham sido resgatadas em locais diferentes, algumas no litoral de Santa Catarina e outras do Paraná, e todas passaram por um processo de reabilitação para poderem ser liberadas novamente na natureza.

“Os animais do Paraná foram encaminhados para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos pois os pinguins são animais gregários, que vivem em bandos, e buscamos formar grupos de no mínimo dez indivíduos”, explica Cristiane Kolesnikovas, presidente da R3 Animal e coordenadora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, em Florianópolis.

No mês passado, a organização já tinha devolvido ao mar outros treze pinguins.

É comum observar pinguins-de-Magalhães no litoral do sul do Brasil. Em sua jornada migratória, que tem como ponto de partida a Patagônia, na Argentina, muitas dessas aves, ainda jovens, acabam se perdendo de seus grupos e aparecem em praias brasileiras.

“Como são inexperientes, é comum que alguns animais tenham dificuldade em se alimentar, se percam dos bandos e fiquem debilitados, encalhando nas praias. Também existem aqueles que interagem com petrechos de pesca. Mesmo não sendo fauna alvo de pesca eles podem ser capturados incidentalmente. É a chamada captura bycatch, ou seja, não intencional”, destaca Cristiane.

Confira abaixo alguns registros lindos da manhã de hoje:

——————————————————————————————————

*Caso você aviste um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, no Paraná, Santa Catarina ou São Paulo, ligue para o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), no telefone 0800 642 3341. No Rio de Janeiro o número é 0800 9995151Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

Leia também:
Baleias-franca são filmadas em momento ‘romântico’ na Barra da Lagoa, em Florianópolis
Necropsia revela que leão-marinho resgatado em Florianópolis tinha uma bala de arma de fogo na cabeça
Polícia Ambiental de Santa Catarina é cobrada sobre fiscalização de redes de pescas ilegais após a morte de diversas baleias emalhadas
Atobá ferido com bala de chumbinho em Santa Catarina se recupera e ganha a liberdade novamente

Fotos: Nilson Coelho/R3 Animal

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Um comentário em “Grupo de pinguins é devolvido ao mar depois de resgate e período de reabilitação

  • 28 de outubro de 2021 em 7:27 AM
    Permalink

    Animais em cativeiro a fim de reabilita-los e devolve-los ao seu Habitat é tarefa de anjos à serviço de Deus. Benditos sejam.

    Resposta

Deixe uma resposta