PUBLICIDADE

Greta e DiCaprio: o encontro de dois guerreiros pelo clima

Greta e DiCaprio: o encontro de dois guerreiros pelo clima

“Existem poucas ocasiões na história da humanidade em que vozes são amplificadas em momentos tão cruciais e de maneiras transformacionais – mas Greta Thunberg se tornou uma líder do nosso tempo.

A história nos julgará pelo que fazemos hoje para ajudar a garantir que as gerações futuras possam desfrutar do mesmo planeta habitável que tão claramente tomamos por garantido. Espero que a mensagem de Greta seja um alerta aos líderes mundiais, em todos os lugares, de que o tempo para a inação terminou.

É por causa de Greta e de jovens ativistas no mundo todo que estou otimista sobre o que o futuro nos reserva. Foi uma honra passar algumas horas com Greta. Ela e eu assumimos o compromisso de nos apoiar, na esperança de garantir um futuro melhor para o nosso planeta”.

Foi com esta mensagem linda acima, e com duas fotos ainda mais lindas, que o ator americano e ativista ambiental, Leonardo DiCaprio, divulgou seu encontro, em Los Angeles, com a adolescente sueca Greta Thunberg.

Com 44 anos, DiCaprio é uma das mais importantes vozes, em Hollywood, na luta para combater o aquecimento global. Em 2014, foi nomeado pelas Nações Unidas como Embaixador pela Paz e desde 1998, a fundação que criou e leva seu nome, financia projetos ao redor do mundo para a proteção e conservação do meio ambiente, animais, direitos indígenas e também, que desenvolvam ações inovadoras contra os extremos climáticos.

Em julho, o ator se juntou a dois filantropos bilionários e criou a Earth Alliance, uma aliança para encontrar soluções para enfrentar a crise climática e a perda da biodiversidade.

Já Greta tem apenas 16 anos. Mas desde 2018, transformou-se em uma inspiração para o mundo, sobretudo, para os jovens. Foi capa da revista Time, indicada ao Prêmio Nobel da Paz, eleita “Mulher do Ano” pelo jornal sueco Expressen e Embaixadora da Consciência da Anistia Internacional.

A estudante teve ainda seu emocionante discurso na ONU usado por Fatboy Slim em uma nova versão do hit “Right here, right now” e no mês passado, virou nome de besouro, uma homenagem de um cientista, fã seu, do Museu de História Natural de Londres. “Ela é uma grande defensora do planeta e é incrível a maneira como faz isso, então pensei que essa era uma boa oportunidade para homenageá-la”, disse Michael Darby.

Mas certamente, o feito mais impressionante dessa tímida garota foi levar para as ruas milhões e milhões de crianças, jovens e adultos para protestar contra a falta de ação de seus governos. Como o movimento #FridaysForFuture, institui-se a greve pelo clima às sextas-feiras, quando estudantes faltam às aulas e saem para se manifestar pelo planeta.

Greta atravessou o oceano, em direção aos Estados Unidos, a bordo de um veleiro (ela se recusa a voar de avião por causa da pegada de carbono), para poder participar da Conferência das Nações Unidas pelo Clima, em Nova York, em setembro. Desde então, esteve em diversas cidades americanas e canadenses e pretendia rumar ao Chile para participar da 25a. Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU, a COP, em Santiago.

Todavia, por causa das manifestações que têm tomado as ruas da capital chilena, o governo desistiu de sediar o evento, que agora será realizado em Madrid, na Espanha. E Greta está buscando uma carona para voltar à Europa… pelo mar. Lógico.

Apesar de ter praticamente cruzado o continente americano, mas na direção errada, como brincou depois de descobrir sobre o cancelamento da COP, no Chile, a ativista teve a oportunidade de inspirar muitas outras pessoas, nos Estados Unidos e no Canadá, e ainda, realizar encontros tão especiais e tão bem ilustrados, como pela foto abaixo.

Greta e DiCaprio: o encontro de dois guerreiros pelo clima

Leia também:
A nova e corajosa guerreira dos quadrinhos de Astérix é a cara de… Greta Thunberg!
Greta Thunberg se reúne com indígenas americanos Sioux pelo clima, participa de protestos e recebe nome de origem Lakota
Greta Thunberg está na lista da Time das 15 mulheres que lideram a luta contra as mudanças climáticas
“Vocês roubaram nossa infância e sonhos com suas palavras vazias”, diz Greta Thunberg, na ONU, em discurso emocionado
Grupo de jovens, entre eles, Greta Thunberg e ativista brasileira, denunciam Brasil e outros países na ONU
“Vocês precisam fazer o impossível. Porque desistir não pode ser nunca uma opção”, diz Greta Thunberg ao Congresso dos EUA
“Vocês não estão tentando o suficiente”, diz Greta Thunberg a senadores do Congresso dos Estados Unidos

Fotos: reprodução Facebook Leonardo DiCaprio

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE