
No mundo das aves, a adoção de filhotes órfãos por fêmeas de outra espécie é rara. Imagina então registrar esse momento mágico! Mas foi o que o fotógrafo Andrew Fusek-Peters conseguiu em um campo em North Shropshire, na Inglaterra, no início de maio: uma ave tordo-visco acolheu um filhote de melro sozinho, e o alimentou.
“Uma das coisas mais incríveis que já vi: uma fêmea de tordo-visco alimentando um filhote de melro órfão! Esse comportamento é extremamente raro”, comentou Andrew no Instagram. “É algo tão raro de ver, quanto mais de fotografar. Sabe-se que isso acontece, mas quase nunca é fotografado”, disse ele à agência de notícias SWNS.
Quando viu a fêmea alimentando seu filhote – sim, ela estava cuidando da família e o outro estava próximo -, o fotógrafo pensou que “o filhote estranho” era um tordo muito escuro, mas logo em seguida percebeu que era, na verdade, um melro.

Foto: Andrews Fusek-Peters
“Eu observava atentamente o tordo-visco no cercado do meu vizinho enquanto ele coletava minhocas e larvas, e fiquei muito feliz em vê-lo alimentando seu filhote pálido. Foi a primeira vez para mim, já que os tordos-visco estão, infelizmente, em declínio e se tornando raros, estando agora na Lista Vermelha do Reino Unido”, conta Andrews no Facebook.
“Mas então algo absolutamente incrível – no mesmo local, um filhote órfão de melro estava cantando e, de repente, o tordo-visco o estava alimentando – um comportamento ultrarraro que, até onde sei, nunca foi registrado antes. A natureza é realmente milagrosa!”. Veja nas fotos a seguir.

Fotos (acima e abaixo): Andrews Fusek-Peters

O fotógrafo produziu registros em close-up, que mostram a mamãe tordo alimentando seu filhote antes de oferecer uma minhoca ao pequeno melro.
Ele acredita que o filhote pode ter sido abandonado pela mãe ou se perdeu dela, que ainda pode ter morrido, deixando-o órfão. Andrews pesquisou literatura a respeito do caso e descobriu que, “quando um filhote abre o bico, é possível que uma fêmea que esteja por perto dê uma resposta maternal”, conta ele.
“O melro estava com o bico aberto e o tordo-visco estava por perto. Alimentou seu próprio filhote primeiro e depois o melro”. Um caso de adoção cruzada extremamente incomum na natureza, mas que Andrews presenciou e fotografou.


instinto maternal de alimentá-lo, mesmo que ele não seja de sua ninhada ou espécie,
mas este é um momento muito raro
Foto: Andrews Fusek-Peters
Segundo Andrews, não há outros registros desse tipo de encontro disponíveis na internet e ele celebra sua sorte. “É incrivelmente raro de capturar uma cena como essa. Foi um momento tão especial!”.
Um encontro improvável que se tornou uma cena inesquecível para Andrew Fusek-Peters.
____________
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.
Com informações da GoodNews Network e das redes de Andrews
Foto (destaque): Andrews Fusek-Peters





Por vezes, algumas especies poem aoa ovos em ninhos de outras especies e os filhotes ao nascerem, tem o comportamento de empurrar os filhotes da dona do ninho para fora para que, sendo maior do que o da especie que postou os ovos, precisam de maior quantidade de alimentos para garantir sua sobrevivencia. Nao e bondade de uma especie adotando oitra!
Maravilhosa natureza!! Que ato sublime…
Matar a fome do próximo! Que sirva de lição ao mundo!!!