Brasileiro está entre finalistas do Sony World Photography Awards com ensaio sobre a luta ‘Huka-huka’ no Parque Nacional do Xingu

Fotógrafo brasileiro está entre finalistas do Sony World Photography Awards com ensaio sobre a luta 'Huka-huka' no Parque Nacional do Xingu

O Sony World Photography Awards Photographer of the Year, promovido pela World Photography Organisation, é um dos grandes concursos da fotografia mundial. Só nesta edição, a 15a de sua história, foram inscritas 340 mil imagens, vindas de mais de 200 países. Apenas entre os fotógrafos profissionais foram 156 mil concorrentes. E há poucos dias foram anunciados os finalistas de cada categoria e na lista aparece o brasileiro Ricardo Teles.

O profissional está entre os três finalistas da categoria “Esportes” com um ensaio fotográfico sobre a luta ‘Huka-huka’, realizada entre os indígenas que vivem na gigantesca área do Parque Nacional do Xingu.

“A luta acontece durante a celebração do Kuarup, que é um ritual que homenageia os mortos de cada ano”, explica Teles. “E o ponto mais alto é esta luta entre os jovens, meninos, um tipo de ritual de passagem que eles fazem. A preparação para ela acontece durante o ano inteiro e é um momento muito importante para eles”.

O ensaio conta com sete fotos, que mostram todo o simbolismo e a beleza desse ritual dos indígenas brasileiros, que este ano homenageou as vítimas da covid-19 (veja galeria completa aqui).

“O Parque Nacional do Xingu é quase do tamanho da Bélgica. Um lugar que abriga diversas etnias indígenas, com vários idiomas sendo falados ali. É um verdadeiro tesouro brasileiro”, ressalta o fotógrafo brasileiro. “Estar entre os finalistas da premiação é uma honra enorme. É uma porta que se abre ao mundo para mostrar o meu trabalho e eu estou muito feliz”.

Fotógrafo brasileiro está entre finalistas do Sony World Photography Awards com ensaio sobre a luta 'Huka-huka' no Parque Nacional do Xingu

Um dos registros que fazem parte do ensaio finalista

Nascido em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Teles trabalha com fotojornalismo e documentação. Já foi colaborador do grupo Estado e também, de publicações como a National Geographic Brasil, pela qual recebeu por três vezes o prêmio “Best Edit” de melhor reportagem internacional, e a alemã Der Spiegel.

Os fotógrafos vencedores do Sony World Photography Awards serão anunciados no dia 12 de abril. As imagens finalistas farão parte de uma exposição na Somerset House, em Londres.

Fotos: @Ricardo Teles/2022 Sony World Photography Awards

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta