Fotógrafo brasileiro Daniel De Granville está entre os vencedores do concurso internacional da The Nature Conservancy

Fotógrafo brasileiro Daniel De Granville está entre os vencedores do concurso internacional da The Nature Conservancy

A organização não-governamental The Nature Conservancy (TNC) divulgou hoje os grandes vencedores do seu concurso global de fotografia. E nós aqui do Conexão Planeta estamos muito felizes em compartilhar esta notícia porque um dos ganhadores, na categoria PAISAGEM, foi o nosso querido colaborador, o biólogo e fotógrafo de natureza Daniel De Granville. Usando um drone, ele conseguiu fazer uma imagem que revela o impacto da seca, e posteriormente, dos incêndios que destruíram quase 30% do Pantanal no ano passado e mataram milhares de animais.

A foto aérea, de outubro de 2020, mostra a carcaça de um jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare) ressecado no solo, às margens da Rodovia Transpantaneira, no município de Poconé (Mato Grosso).

“A gente estava indo para Porto Jofre, nosso destino final, e vimos esta cena na primeira metade da Transpantaneira. Tínhamos horário para chegar no destino, então paramos rapidamente e fiz apenas algumas fotos do chão mesmo, com a câmera normal. Mas durante os próximos dias, fiquei com a imagem na minha cabeça desta mesma cena vista de cima, com o drone. Só não fiquei mais agoniado pois sabia que na volta o jacaré ainda estaria lá… Dias depois, quando estávamos indo embora, conseguimos parar e finalmente fiz a foto que havia imaginado”, contou Daniel.

Naquele mesmo mês de outubro, o fotógrafo escreveu um emocionante relato sobre o que viu na região após a tragédia e que publicamos neste texto: Pantanal: o que podemos esperar após os incêndios? No texto, inclusive, aparece a foto agora premiada.

A imagem do brasileiro estava entre as 100.190 inscritas para esta edição do concurso da TNC. Profissionais de 158 países participaram da competição. Realizada desde 2017, ela só foi suspensa no ano passado por causa da pandemia da covid-19.

No total, a iniciativa premia quatro categorias: Paisagem, Vida Selvagem, Água e Pessoas e Natureza. Há ainda o grande vencedor e aquele escolhido pelo voto popular, assim como um prêmio especial para a América Latina.

O Grande Prêmio foi para o fotógrafo Anup Shah, do Reino Unido, com o flagrante, logo abaixo, da gorila fêmea das planícies ocidentais chamada ‘Malui’, caminhando por uma nuvem de borboletas.

Fotógrafo brasileiro Daniel De Granville está entre os vencedores do concurso internacional da The Nature Conservancy

Malui, em Bai Hokou, na Reserva Florestal de Dzanga Sangha, na República Centro-Africana

Já o público elegeu como preferida a foto, a seguir, do indiano Prathamesh Ghadeka: uma copa gigantesca de uma árvore envolta por uma nuvem imensa de vaga-lumes.

Fotógrafo brasileiro Daniel De Granville está entre os vencedores do concurso internacional da The Nature Conservancy

A presença dos vaga-lumes é comum pouco antes da época dos monções na Índia

O colombiano Gustavo Garcés Villa conquistou o Prêmio Regional da América Latina. Ele fotografou três macacos-da-noite com seus grandes olhos no tronco de uma árvore.

Fotógrafo brasileiro Daniel De Granville está entre os vencedores do concurso internacional da The Nature Conservancy

Além de Daniel De Granville, outro brasileiro também aparece entre os vencedores do concurso. Denis Ferreira Netto ficou com o segundo lugar na categoria Paisagem, com a deslumbrante imagem aérea da Serra do Mar, no estado de São Paulo, sob forte neblina.

“Num voo de helicóptero através de uma cadeia de montanhas, encontrei esta coberta de nuvens brancas que resultou em uma imagem magnífica que se assemelha à cabeça de um dinossauro”, disse ele.

O registro de Denis Ferreira Neto, que conquistou o 2o lugar na categoria Paisagem

Confira abaixo os demais vencedores do Concurso de Fotos TNC 2021:

Primeiro Lugar, Pessoas e Natureza
Alain Schroeder, Bélgica

Primeiro Lugar, Vida Selvagem
Buddhilini de Soyza, Austrália

Primeiro Lugar, Água
Kazi Arifujjaman, Bangledesh

*Neste link você encontra também as imagens que receberam Menção Honrosa

A The Nature Conservancy é uma organização global de conservação ambiental dedicada à proteção da terra, do ar e da água, essenciais para a vida. Guiada pela ciência, cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. Trabalha em 72 países e atua no Brasil há mais de 30 anos, com projetos na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.

Leia também:
Daniel De Granville é o grande vencedor do 1o. Concurso de Fotografia de Natureza da AFNatura
Aprendendo a voar
Wildlife Photographer of the Year: uma espiadela nos destaques da edição 2021
Vencedores do concurso “Small World” revelam belezas microscópicas do mundo natural
A beleza da vida marinha e os perigos que ameaçam seu equilíbrio em 16 imagens deslumbrantes

Fotos: divulgação Concurso de Fotos TNC 2021

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta