‘Floresta Virtual’: jogo propõe conexão com a Amazônia por meio de simulação em 3D

Jogo educativo para computador intitulado Floresta Virtual foi desenvolvido pela equipe do Espaço Interativo de Ciências (EIC), grupo ligado ao Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), que é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC/USP).

Desenvolvido apenas para PC, o jogo permite a conexão com a Amazônia de forma lúdica, promovendo a conscientização sobre a importância do bioma, bem como da imensa biodiversidade nele existente. 

A floresta é explorada por meio de simulação em 3D realista, utilizando ferramentas digitais, que permitem ao visitante conhecer a flora e a fauna do bioma, bem como o conhecimento dele extraído por diferentes etnias dos povos originários.

O passeio em 3D é guiado por uma seta, localizada na parte superior da tela, que auxilia o jogador a localizar diferentes plantas, animais e curiosidades da floresta.

Durante a navegação, o jogador pode interagir com elementos que compõem a floresta, adquirindo conhecimentos gerais e específicos sobre plantas e animais que ali habitam. Ao longo do percurso o usuário poderá participar de questionários e conquistar bonificações que o estimularão a interagir com os elementos da mídia e testar os conhecimentos adquiridos.

O desenvolvimento do jogo envolveu uma equipe multidisciplinar de especialistas e estudantes de diferentes áreas, tanto de tecnologia da informação como de ciências da natureza, sob a orientação geral da professora Leila Beltramini, do IFSC/USP.

Destinado ao público infantojuvenil, o gameTur é indicado para escolas e também para entretenimento do público geral. Seu acesso se dá por um navegador e está disponível para download gratuito pelo site do EIC.  
_________

* Este texto foi originalmente publicado no site da Agência Fapesp em 14/11/2023

Foto: divulgação

Deixe uma resposta

Agência Fapesp

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) é uma das principais agências de fomento à pesquisa do país. Apoia a pesquisa científica e tecnológica por meio de Bolsas e Auxílios que contemplam todas as áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciência Humanas, Linguística, Letras e Artes