PUBLICIDADE

Fêmea mais velha dos únicos pandas trigêmeos do mundo tem primeiro filhote

Fêmea mais velha dos únicos pandas trigêmeos do mundo tem seu primeiro filhote

Em 2014, o Guangzhou Chimelong Safari Park, no sul da China, anunciou com grande entusiasmo o nascimento de pandas trigêmeos. A celebração foi imensa porque além do fato ser muito raro – o nascimento de três filhotes -, quando isso acontece, raramente todos eles sobrevivem. Mas quase dez anos depois, não apenas eles estão muito bem, como Mengmeng acaba de dar à luz a um pequeno pandinha.

Mengmeng é a mais velha dos pandas trigêmeos. Foram 128 dias de gestação e o parto aconteceu em 18 de junho, mas as fotos com o filhote só foram divulgadas há poucos dias.

O recém-nascido ainda não se parece em nada com um panda adulto: é rosado, com pelos brancos cobrindo o corpo e tem um longo rabo. O filhotinho chegou ao mundo com somente 178 gramas, mas já está pesando quase 500.

PUBLICIDADE

Em 2021, a China declarou que o panda (Ailuropoda melanoleuca) deixou de ser considerado criticamente em risco de extinção. Segundo o governo chinês, ele passou à categoria “vulnerável”, ou seja, ainda necessita de proteção, mas o número de indivíduos da população já apresenta um aumento expressivo. Atualmente estima-se que existam 1.800 mil deles nas florestas do país.

A melhora no status de conservação do panda gigante, como também é chamado – um dos grandes símbolos de conservação no mundo todo -, se deu graças a esforços das autoridades em proteger áreas que são habitat da espécie.

Os pandas vivem principalmente em florestas temperadas, no alto das montanhas do sudoeste do território chinês, onde se alimentam quase que inteiramente de bambu. Eles podem comer até quase 40 kg dessa planta todos os dias. Usam os ossos do pulso, que funcionam como polegares opositores. Apesar de seu tamanho – uma fêmea pode pesar até 150 kg – , esses ursos são excelentes escaladores de árvores.

O filhotinho recém-nascido do Guangzhou Chimelong Safari Park
Foto: Xinhua News / Liu Dawei

——————-

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Único panda albino conhecido no mundo é “ele”
Morre An An, o mais velho panda em cativeiro do mundo

Foto de abertura: Xinhua News / Liu Dawei

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE