Família salva filhote de urso com embalagem de plástico presa na cabeça

Família salva filhote de urso com embalagem de plástico presa na cabeça

Infelizmente, cenas como a do vídeo abaixo não são inéditas e parece que ainda precisaremos nos deparar com elas por muitos anos ainda. Ou até que a humanidade perceba o real impacto do descarte de seu lixo no planeta. No último domingo (28/06), uma família dos Estados Unidos se deparou um filhote de urso nadando, desesperado, porque tinha uma embalagem plástica presa na cabeça.

Tricia Hurt compartilhou o vídeo em sua página no Facebook. Ela, o marido e o filho estavam voltando de uma pescaria, quando viram o urso do barco, onde estavam, no lago Marsh-Miller, no estado de Wisconsin.

Foram feitas várias tentativas para remover o pote de plástico da cabeça do filhote. Tricia disse que tinha certeza que se o animal continuasse entalado na embalagem iria acabar morrendo.

Felizmente, tudo deu certo!

Tricia contou que, depois que divulgaram o vídeo nas redes sociais, ficaram sabendo que outras pessoas já tinham visto o urso com a embalagem e o Departamento de Recursos Naturais de Wisconsin já tinha sido alertado, mas ainda não tinha conseguido achar o filhote para ajudá-lo.

O vídeo do urso sendo salvo viralizou nas redes sociais. Até este momento, só no Facebook de Tricia, ele já conta com mais de 9,6 milhões de visualizações.

Apesar de tudo ter acabado bem, a imagem é muito triste.

Em 2016, escrevi sobre algo parecido. Um filhote de urso polar ficou com uma lata presa na boca em uma reserva no Ártico… No Ártico! O acidente aconteceu na remota Ilha de Wrangel, uma reserva de proteção natural, Patrimônio da Humanidade, localizada acima da linha polar. Ou seja, nem um lugar tão distante assim está protegido do nosso lixo.

Abaixo, você confere diversas outras reportagem em que incidentes parecidos aconteceram. Até quando os animais sofrerão com o nosso descaso, egoísmo e falta de respeito ao meio ambiente?

Leia também:
Em foco: o impacto do lixo sobre a vida selvagem
Filhotes de esquilos ficam presos pelo rabo por causa de plástico no ninho
São Paulo se mobiliza para ajudar capivara com pneu de bicicleta preso ao corpo
Garça com lacre plástico no bico provoca mobilização de moradores no interior de São Paulo
Baleia achada morta na Escócia tinha 100 kg de plástico e redes de pesca no estômago

Foto: reprodução vídeo

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.