É com muito entusiasmo – e uma pontinha de ansiedade e frio na barriga – que a gente anuncia para vocês, queridos leitores do blog, a nova empreitada da Garupa: o projeto Expedições. A ideia é realizar imersões em lugares preciosos do Brasil, que carecem de expertise para a estruturação turística. Nessas viagens, um grupo de especialistas terá a missão de encontrar, junto à comunidade local, um modelo de turismo sustentável.
Para a estreia desse novo projeto, o destino escolhido foi Várzea Queimada, em Jaicós, no sertão do Piauí. É para lá que viajaremos, entre os dias 13 e 17 de janeiro de 2016. Sabe o que é melhor? Temos 12 vagas para os interessados em ajudar nessa empreitada. Ou seja, você pode fazer parte da Expedição Garupa Chapada do Araripe.
“Mas por que Várzea Queimada?”, você deve estar se perguntando. Trata-se de uma vila de artesãos, onde as mulheres trançam palha de carnaúba e os homens esculpem borracha de pneu de caminhão. Em 2012, o projeto A Gente Transforma, idealizado pelo designer Marcelo Rosenbaum, fez uma imersão criativa no lugar, desenvolvendo por lá uma coleção de objetos e joias artesanais, num processo de reconquista da identidade cultural. Desde então, muitos se interessaram em conhecer essa trajetória de transformação a partir do design, mas não há infraestrutura para recebê-los.
Daí a parceria, nesta primeira edição, com o projeto A Gente Transforma. Outro parceiro da viagem é a Fundação Casa Grande, de Nova Olinda, Ceará. A Fundação tem um papel especial na Expedição, já que atua em uma localidade próxima, do outro lado da mesma Chapada do Araripe. Seu trabalho é super reconhecido no Brasil, pela Agência de Turismo Comunitário e pela formação educacional de crianças e jovens protagonistas em gestão cultural. Cinco pessoas da Fundação também estarão em Várzea Queimada, para compartilhar sua experiência em receber visitantes.
Para que essa viagem aconteça, precisamos levantar R$ 59.400, até o dia 19 de dezembro. Isso porque ela será financiada via crowdfunding – a Garupa é pioneira em financiamento coletivo para turismo sustentável no Brasil. Esse tipo de financiamento permite engajar muito mais gente no projeto, por poder contar com doações de todo mundo que acredite na ideia, independentemente de poder ou querer viajar junto. As recompensas em troca das doações são fantásticas: lindas peças de artesanato feitas pelos próprios artesãos de Várzea Queimada.
Gostou da ideia? Embarque nessa viagem com a gente doando qualquer quantia, divulgando a campanha para os amigos ou mesmo viajando junto, para ajudar Várzea Queimada a tirar seus sonhos do papel. Clique aqui e apoie: https://garupa.catarse.me/expedicaogarupapiaui
Fotos: Diego Cagnato