PUBLICIDADE

Turismo sustentável: os eventos que você não pode perder até o fim de 2016!

turismo-sustentavel-garupa-ecoaventuras-divulgacao-800

Anote aí: as cidades de São Paulo, Gramado, Três Coroas (foto) e Manaus receberão, até o fim de 2016, eventos que movimentarão o turismo no país. A boa notícia é que a sustentabilidade e o turismo responsável serão temas recorrentes. Algumas feiras já têm inscrições abertas e palestrantes confirmados – confira o calendário e programe-se para não perder nada!

JUNHO

Salão São Paulo de Turismo
O Centro de Eventos São Luís recebe o 15º Salão de Turismo, feira de negócios com estandes dos principais destinos turísticos do estado – dá pra experimentar comidas típicas e comprar artesanato. Ao mesmo tempo ocorre a 16ª edição do Congresso do Turismo Paulista, com ampla programação de cursos e palestras.
Fique ligado: na palestra Inovação e Turismo Sustentável em destinos turísticos, com Jéssica Kobayashi Corrêa, coordenadora de desenvolvimento de turismo de lazer do Senac (SP), e Fernando Kanni, professor de Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário do Senac (SP). Dia 22/06, às 15 horas.
Quando: 22 a 24/6
Onde: Rua Luís Coelho, 323, metrô Paulista (Linha Amarela) ou metrô Consolação (Linha Verde), São Paulo (SP)
Mais informações: Salão SP Turismo

Ciclo “Ética no Turismo” do Sesc SP
Na palestra Desafios para a ética na atividade turística: estamos prontos para enfrentá-los?”, o Sesc dá continuidade a seu Ciclo Ética no Turismo, que acontece mensalmente e discute o movimento turístico e suas proporções em todo o planeta. Quais são nossas responsabilidades ao viajar? Como a Ética pode ajudar nessa reflexão? Como a Organização Mundial do Turismo entende a Ética em seu “Código Mundial de Ética do Turismo”? É possível produzir um turismo responsável e sustentável nas bases atuais? Quais os grandes desafios frente a essas demandas?
Fique ligado: quem conduz a palestra de junho é o educador e pesquisador Helio Hintze, pós-doutor em Economia, Administração e
Sociologia, doutor em Ciências e mestre em Ecologia Aplicada pela USP.
Quando: 29/6
Onde: Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar, Bela Vista, São Paulo (SP)
Mais informações: Centro de Pesquisa e Informação Sesc/SP  

SETEMBRO

44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo
É a mais tradicional feira de turismo brasileira, realizada pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV) para atender às demandas e necessidades dos agentes de viagens: conhecimento, relacionamento e negócios.
Fique de Olho: A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), parceira do evento, contribui com elaboração da programação das palestras relacionadas a ecoturismo e sustentabilidade.
Quando: 28 a 30/9
Onde: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)
Mais informações: Abavexpo 

OUTUBRO

12º FITS – Fórum Interamericano de Turismo Sustentável
O FITS, que ocorre durante a famosa Adventure Sports Fair, é um fórum de discussão sobre temas relacionados à sustentabilidade da atividade turística, coordenado em conjunto com entidades ambientalistas e com a participação de representantes do setor público e do trade. A ideia é difundir a importância da sustentabilidade não só como conceito, mas também como uma prática necessária para o turismo.
Fique de olho: A programação de palestras contará com a presença da equipe da Garupa, que falará sobre sua experiência com crowdfunding, sobre o novo Guia do Brasil Autêntico e o projeto Expedições.
Quando: 14 e 15/10
Onde: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo (SP)
Mais informações: Adventure Fair

NOVEMBRO

Festuris Gramado
A Feira Internacional de Turismo, com abrangência nacional e internacional, caracteriza-se pela segmentação. Este ano o evento estará dividido em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury, Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde. Em 3 dias, o Festuris receberá representantes de destinos nacionais e internacionais, operadoras e companhias aéreas.
Fique ligado: o Palácio dos Festivais, principal sede do famoso Festival de Cinema de Gramado, será o polo de conhecimento do evento, com programação ininterrupta de oficinas, workshops e palestras.
Quando: 3 a 6/11
Onde: Centro de Feiras e Eventos Serra Park – Rua Viação Férrea, 100, Três Pinheiros, Gramado (RS)
Mais informações: Festuris Gramado 

ABETA Summit
O Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, maior e mais importante fórum sobre a cultura da vida ao ar livre na América Latina, não será em Três Coroas por acaso: o destino é um dos mais importantes polos de rafting do país. Organizado desde 2004 pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), reúne de empreendedores a acadêmicos, de guias e condutores locais a gestores públicos envolvidos com as atividades turísticas ao ar livre.
Fique ligado: há grande variedade de palestras, estudos de casos e visitas técnicas a empreendimentos certificados, com o objetivo de melhorar a capacidade de gestão e inovação de micro e pequenos empresários.
Quando: 6 a 10/11
Onde: Centro Cultural de Três Coroas – Rua Luiz Volkart, 215, Centro, Três Coroas (RS).
Mais informações: Abeta Tur  

Simpósio de Turismo Sustentável
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza esse magaencontro, em Manaus, com a participação dos professores de seu curso de Turismo e o tema “Protagonismo comunitário no turismo: redes e empreendedorismo”. A proposta é criar um fórum de discussão entre pesquisadores, comunidades, agentes públicos e privados ligados ao turismo de base local.
Fique ligado: Durante o evento acontecerão também o Encontro Nacional de Turismo de Base Local, o Congresso Nacional de Ecoturismo e o Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação.
Quando: 21 a 26/11
Onde: Av. Djalma Batista, 3578, Flores, Manaus (AM)
Mais informações: Encontro Nacional de Turismo de Base Local 

Foto: Ecoaventuras/Divulgação

*Texto originalmente publicado em 21/06/2016 no site da Garupa

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE