Estado americano de Vermont proíbe o descarte de resíduos orgânicos no lixo

Estado americano de Vermont proíbe o descarte de resíduos orgânicos no lixo

Desde o último dia 1o de julho os moradores, comerciantes e empresas das cidades do estado de Vermont, na costa leste americana, não podem mais jogar no lixo normal resíduos orgânicos, como cascas de frutas, verduras, legumes e ovos, ossos e grãos de café, além de restos de comida e folhas e galhos do jardim.

“Se o resíduo já fez parte de algo vivo, como uma planta ou um animal, ele não pertence ao aterro sanitário”, diz a campanha de divulgação do governo.

De acordo com o texto da nova lei, a população de Vermont terá que fazer a compostagem desses resíduos em suas próprias casas, levar até centros de compostagem próximos a suas residências ou contratar empresas que recolham o lixo orgânico.

Apesar da legislação não prever uma multa para aqueles que infringirem a determinação, uma pesquisa realizada pela Universidade de Vermont revelou que cerca de 70% das pessoas já estão cumprindo a lei – seja através da compostagem ou alimentando animais com esses resíduos (o estado tem uma grande área rural).

“Reduzir o desperdício de alimentos domésticos é uma maneira poderosa de as pessoas ajudarem a diminuir os impactos das mudanças climáticas e economizar dinheiro”, ressalta Meredith Niles, professora da universidade e principal autora da pesquisa. “Vermont assumiu um compromisso significativo com esse esforço e é empolgante ver a maioria dos Vermonters já se preparando para fazer sua parte”.

Antes de colocar a lei em vigor, o governo de Vermont investiu quase U$ 1 milhão em incentivos para que empresas de reciclagem e compostagem comprassem novos equipamentos e melhorassem sua infraestrutura para coletar e receber resíduos orgânicos.

Por que separar restos de comida do lixo?

Restos de comida e resíduos do jardim compõem quase 1/4 do lixo de uma família típica de Vermont. Já em restaurantes e lanchonetes, eles representam mais da metade do lixo.

Manter esses materiais fora de aterros sanitários tem um grande impacto:

– Em aterros, esses resíduos se decompõe lentamente e sem oxigênio. Esse processo produz metano, que é um gás de efeito estufa 84 vezes mais poderoso que o CO2 em um período de 20 anos;
– Restos de comida contêm nutrientes valiosos que são bons para o solo. Esse adubo natural pode ser usado em vasos de plantas, jardins, quintais, sítios e fazendas;
– Gerar menos lixo economiza espaço nos aterros;
– Sem restos de comida, o lixo é mais limpo e menos fedorento.

Leia também:
Compostagem em casa: vamos nessa?!
Do lixo da cozinha direto para a horta

Foto: domínio público/pixabay

2 comentários em “Estado americano de Vermont proíbe o descarte de resíduos orgânicos no lixo

  • 10 de julho de 2020 em 6:29 AM
    Permalink

    esse é o caminho que devemos seguir

    Resposta
  • 12 de julho de 2020 em 4:12 PM
    Permalink

    Essa é uma ótima alternativa para as politicas de residuo/ lixo do Brasil… composteira para todos;

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.