Escolas da Floresta: educadora compartilha experiência em palestra, em São Paulo, em 12/3

escolas-da-floresta-como-e-aprender-tudo-do-lado-de-fora-800x445
Quando a pedagoga Ana Carol Thomé viajou para conhecer as Escolas da Floresta, no Reino Unido, já estava em seus planos e nos da educadora e bióloga Rita Mendonça – sua parceira no programa Ser Criança É Natural, que também dá nome ao blog que as duas escrevem aqui no Conexão Planeta – realizar uma série de atividades  para contar essa experiência e promover suas ideias.

Elas começaram com uma palestra no dia 12/2, que – claro! – nós divulgamos aqui e nas redes sociais para informar nossos leitores. Mas seria um desperdício escrever um texto para cada palestra promovida já que a intenção e o conteúdo são os mesmos. Por isso, resolvi reaproveitar o mesmo link e editar o conteúdo original (post abaixo) para apresentar a próxima palestra: será no dia 12/3, das 9hs às 12hs (café a partir das 8h30), na Escola Tangará, à Avenida São Camilo, 748, Granja Viana, Cotia/SP. O custo é R$ 70. Informações e inscrições: (11) 99444-0227 ou por e-mail: secretaria.converso@gmail.com . 

No final do post, estão listado os dois primeiros encontros sobre as Escolas da Floresta. A cada nova palestra, atualizarei este post e a lista. Se quiser falar com ela, comentar, sugerir ideias, escreva para a Ana Carol ou a Rita nos comentários deste texto ou em qualquer post do blog Ser Criança é Natural.
_______

A educadora Ana Carol Thomé acredita no poder da infância e da natureza. E promove encontros entre os dois sempre: seja nas escolas onde trabalha ou nos parques na capital paulista nos quais se esbalda com os pequenos e suas famílias, nos fins de semana. Nesta iniciativa, divide os prazeres de estar ao ar livre – e na companhia de crianças – com a bióloga e educadora ambiental Rita Mendonça. As duas são parceiras no programa Ser Criança é Natural, do Instituto Romã, e dividem blog homônimo, aqui, no Conexão Planeta.

Em suas leituras e pesquisas, um dia descobriu as Forest School – ou Escolas da Floresta –, muito comuns no Reino Unido, e ficou encantada. Nelas, não há salas de aula, nem paredes: tudo é feito ao ar livre, o tempo todo. As crianças e a floresta comandam as atividades. Um sonho que Ana Carol tinha há muito tempo, mas não sabia que era tão real e planejou ver tudo de perto. “Em meados de 2015, decidi que minhas férias de janeiro de 2016 seriam dedicadas a conhecer algumas dessas iniciativas”, contou no blog. E assim foi: atravessou o oceano e passou duas semanas do lado de fora, num inverno rigorosíssimo, rodeada por crianças e outras educadoras. Voltou cheia de histórias pra contar e certa de que é assim que quer trabalhar, cada vez mais.

Enquanto seu sonho e seu desejo vão se estruturando, ela compartilha as experiências desse aprendizado e suas impressões a respeito de tudo que vivenciou. Já publicou dois textos, aqui no site – Quando decidi conhecer as escolas da floresta e Nada? Tudo! Uma floresta inteira! e realizou a primeira palestra em 20/2, em São Paulo.

“Vou falar sobre tudo que vi, as pessoas que conheci, como foi estar o tempo todo do lado de fora em uma escola sem paredes, como são e como agem as crianças que convivem com a natureza o dia todo, como é o trabalho dos educadores, a rotina na natureza…”, destaca Ana Carol.

Não pode ir a este primeiro encontro, mas quer saber como foi a experiência? Acompanhe pelo blog Ser Criança é Natural. Quer fazer perguntas para a educadora? Escreva para ela nos comentários do mesmo blog. Quer convidá-la para fazer uma palestra em sua escola ou cidade? Idem.

Vamos espalhar essa prática genial! Por mais crianças brasileiras em contato com a natureza!

ENCONTROS SOBRE AS ESCOLAS DA FLORESTA
Esta agenda será atualizada a cada nova palestra ou atividade proposta.
– 20/2, das 9h ás 12h: Escola Arapoti, em Santana do Parnaíba, Estrada de Ipanema, 362, Jardim Paula.
Informações pelo e-mail secretaria.converso@gmail.com
– 12/3, das 9h às 12h: Escola Tangará, à Avenida São Camilo, 748, Granja Viana, Cotia/SP.
Informações e inscrições: (11) 99444-0227 ou por e-mail: secretaria.converso@gmail.com

Foto: Divulgação/Wakita

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.