PUBLICIDADE

Enzima do intestino de larva que se alimenta de isopor pode se tornar nova arma na reciclagem de resíduos

Enzima do intestino de superverme que se alimenta de isopor pode se tornar nova arma na reciclagem de resíduos

Durante três semanas, cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, alimentaram a espécie de uma larva de inseto, o Zophobas morio, com três dietas diferentes: a um grupo foi dado farelo, a outro poliestireno (isopor) e bem, ao terceiro, não foi oferecido nada.

O resultado é que após esse período, aquelas que ingeriram isopor não apenas sobreviveram, mas também engordaram. “Isso sugere que as larvas podem obter energia do poliestireno, provavelmente com a ajuda de seus micróbios intestinais”, afirma Chris Rinke, pesquisador da Escola de Química e Ciências Biomoleculares.

Segundo a equipe envolvida no estudo, as larvas conseguem se alimentar do poliestireno graças a uma enzima bacteriana que possuem no intestino.

O objetivo do teste era ajudar no desenvolvimento, em laboratório, de enzimas capazes de degradar resíduos plásticos em usinas de reciclagem por meio de trituração mecânica, e após esse processo, pela biodegradação enzimática.

“As larvas são como mini usinas de reciclagem, triturando o poliestireno com a boca e depois alimentando as bactérias em seu intestino”, explica Rinke. “Os produtos de decomposição dessa reação podem ser usados por outros micróbios para criar compostos de alto valor, como bioplásticos”.

Agora os pesquisadores farão novos experimentos para tentar reproduzir artificialmente a enzima. “Podemos então analisar como seria possível aprimorar esse processo para um nível necessário para uma usina de reciclagem inteira”, diz Jiarui Sun, outro pesquisador envolvido no experimento.

O poliestireno é um material proveniente do petróleo e tem um enorme impacto no meio ambiente. Assim como o plástico, ele demora milhares de anos para se decompor na natureza, liberando substâncias químicas no solo e na água. Em muitos países e cidades do mundo, o seu uso já é proibido (confira quais nas matérias logo abaixo).

*Com informações da Universidade de Queensland

Leia também:
São Francisco proíbe uso de embalagens e produtos feitos com poliestireno

Alemanha proíbe a venda de plásticos descartáveis como canudos, cotonetes, talheres, pratos e copos
Após sacolas, Nova Zelândia anuncia proibição de mais produtos descartáveis plásticos e isopor
Bali proíbe uso de sacolas plásticas, canudos e embalagens de isopor

Fotos: divulgação University of Queensland

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE