PUBLICIDADE

‘Emergência Climática’: entre os finalistas do Prêmio Jabuti

'Emergência Climática', entre os finalistas do Prêmio Jabuti

O jornalista e ativista Matthew Shirts está feliz da vida. Hoje, 21/11, a Academia Brasileira de Letras anunciou os cinco finalistas de cada uma das 21 categorias do Prêmio Jabuti e seu livro – Emergência Climática – O aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor – continua no páreo (falamos dele quando foram anunciados os semifinalistas).

Diante do cenário catastrófico em que vivemos devido à crise do clima que impacta, em especial, os mais pobres, mas já está afetando a todos, é um alento que um livro sobre os efeitos do aquecimento global e possíveis soluções esteja entre os cinco finalistas de um prêmio literário tão importante.

Os concorrentes do livro de Matthew na categoria Ciência são: 
 Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde; 
– Pediatria Essencial;

– Psicanálise de boteco: o inconsciente na vida cotidiana; e
– Uma história das florestas brasileiras.

Assim, o jornalista participará da cerimônia em 5 de dezembro, às 20h, no Theatro Municipal de São Paulo (só para convidados, será transmitida pelo canal da CBL no YouTube), durante a qual serão conhecidas as 21 obras contempladas, além do Livro do Ano.

PUBLICIDADE

Quem sabe, nesse dia, ele sai do Theatro com troféu e prêmio de R$ 5 mil. Continuamos na torcida!

Leitura fácil e urgente

Emergência Climática foi lançado em setembro de 2022 pelo selo Claro Enigma da Companhia das Letras e aborda as principais questões climáticas e suas consequências de um jeito muito fácil de entender: descomplicado, didático e pop ao mesmo tempo. 

O projeto gráfico também revela essa preocupação. O tamanho do livro (dimensões e quantidade de páginas) é perfeito. 

Matthew foca nos jovens – imprescindíveis na luta pelo clima – e destaca alguns dos mais aguerridos no Brasil e no mundo, como a brasileira Amanda Costa, que assina a orelha do livro, e a sueca Greta Thunberg, que se tornou símbolo dessa luta no planeta. 

Mas claro que sua obra não se restringe a esse público: é leitura ideal para leigos de qualquer idade ou lugar, que querem entender o que acontece de fato com o clima, de que forma podem contribuir e se, realmente, ainda dá tempo de sairmos desta enrascada: evitar que a temperatura do planeta aumente 2°C. 

“… quero crer que [este livro] pode engajar qualquer pessoa interessada em conhecer os fundamentos científicos, soluções e questões políticas que vão definir, nos próximos anos, as batalhas, dramas e possíveis desfechos deste que é o maior desafio da humanidade”, diz Matthew.

Estamos próximos do limite, do ponto de não-retorno, mas – sim! -, segundo o autor –, ainda temos tempo de frear o aquecimento global e tentar reverter o estrago. Como? Começando por melhores escolhas individuais e seguir se aprimorando, diariamente.

Ouvir o que os cientistas dizem, disseminar esse conhecimento, pesquisar veículos de comunicação que abordam o tema em sites e/ou redes sociais (como o Conexão Planeta, por exemplo), cobrar responsabilidade e ação de empresas e governos e participar de movimentos ativistas (Greenpeace Brasil, Fridays for Future, Engajamundo e 350.org, entre eles) também são boas estratégias. Neste último quesito, Matthew conta: 

“Quanto mais tempo passo no ativismo, mais importante me parece, do ponto de vista individual, fazer parte de comunidades pelo clima. Comunidades geram empolgação, solidariedade, companha e foco. Ajudam a enfrentar o medo e a ansiedade climática [ou eco-ansiedade], contribuindo para o bem-estar de quem se preocupa com a emergência climática”. 
_________

Foto-montagem: Victor Bravo/Greenpeace Brasil (livro) e arquivo pessoal

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE