PUBLICIDADE

Em setembro, Amazônia tem pior taxa de desmatamento da última década: por dia floresta perdeu área equivalente a 4 mil campos de futebol

Amazônia tem pior taxa de desmatamento em setembro da última década: por dia floresta perdeu área equivalente a 4 mil campos de futebol

Os dados são chocantes. E as comparações feitas pelos especialistas do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) para que os brasileiros tenham noção do tamanho da tragédia estarrecedoras: no mês passado a Amazônia perdeu diariamente uma área de floresta maior do que 4 mil campos de futebol. No total, a área desmatada apenas em setembro de 2021 equivale à cidade do Rio de Janeiro. Foram devastados 1.224 km², a pior marca para esse mês nos últimos dez anos.

Os números são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), obtidos através do monitoramento da floresta por meio de imagens de satélites. Ainda segundo o Imazon, setembro foi o sexto mês de 2021 em que a Amazônia teve a maior área destruída na década.

No  acumulado de janeiro a setembro deste a área destruída já chegou a 8.939 km², 39% a mais do que no mesmo período em 2020 e o pior índice em dez anos.

“A intensificação do desmatamento na Amazônia Legal não favorece a imagem do Brasil na COP-26. É necessário que o país adote urgentemente medidas significativas para combater o desmatamento e, consequentemente, reduzir as emissões dos gases de efeito estufa”, alerta a pesquisadora do Imazon Larissa Amorim.

A COP-26, a Conferência das Nações Unidas para o Clima, que começa no fim da semana que vem em Glasgow, na Escócia, reunirá líderes do mundo inteiro que discutirão as questões climáticas. O Brasil está sob forte pressão devido às altas e crescentes taxas de desmatamento e a inaptidão, ou melhor, falta de vontade, do governo federal em combater o problema, assim como a devastação causada pelas madeireiras e os garimpos ilegais na Amazônia.

“Um estudo do Imazon indicou que quase 30% da Amazônia Legal é formada por terras públicas que ainda não possuem um uso definido. Ou seja, para reduzir o desmatamento, também é necessário torná-las áreas protegidas, como terras indígenas, unidades de conservação e territórios quilombolas”, ressalta Larissa.

Assim como em meses anteriores, o Pará foi o principal responsável pela destruição da floresta. 39% do desmatamento registrado pelo sistema do Imazon em setembro ocorreu no estado. Amazonas e Rondônia aparecem logo em seguida, com 21% e 14%.

“Nos nossos últimos monitoramentos, estamos percebendo um avanço da destruição da floresta na divisa entre Amazonas, Rondônia e Acre, o que indica uma nova fronteira do desmatamento. Isso pode ter relação com a localização de um polo agropecuário na região”, explica a pesquisadora.

Em setembro, Amazônia tem pior taxa de desmatamento da última década: por dia floresta perdeu área equivalente a 4 mil campos de futebol

Gráfico mostra o ritmo crescente do desmatamento na maior floresta tropical do planeta

————————————————————————————————————

*O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), desenvolvido pelo Imazon, é uma ferramenta que utiliza imagens de satélites (incluindo radar) para monitorar a floresta. Além do SAD, existem outras plataformas que vigiam a Amazônia: Deter, do Inpe, e o GLAD, da Universidade de Maryland. Todas são importantes para a proteção ambiental, pois garantem a vigilância da floresta e a emissão de alertas dos locais onde há registro de desmatamento. Os dados fornecidos ajudam os órgãos de controle a planejarem operações de fiscalização e identificarem desmatadores ilegais.

Leia também:
Pará, Acre e Mato Grosso concentram quase 65% das queimadas ilegais na Amazônia em setembro
Em 36 anos, Amazônia perdeu 74,6 milhões de hectares de vegetação, área equivalente a um Chile, revela MapBiomas
Com ‘empurrãozinho’ de famosos ativistas globais, governadores de estados da Amazônia fazem novos compromissos pelo clima e pela proteção da floresta

Foto: Victor Moriyama/Amazônia em Chamas/Divulgação Greenpeace

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra
Sandra
2 anos atrás

A punição exemplar para aqueles que desmataram a floresta deveria ser utilizar a força dos seus braços para replantar onde devastaram, restituindo o que roubaram. Antes de punir os ladrões, indispensável que eles devolvam à Natureza, de joelhos, cada folha verde que roubaram dela.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE