PUBLICIDADE

Em risco de extinção, tartaruga de espécie raríssima da Índia, se reproduz com sucesso após mais de 20 anos

Em risco de extinção, tartaruga de espécie raríssima da Índia, se reproduz com sucesso após mais de 20 anos

A tartaruga de carapaça de cabeça estreita indiana, também conhecida como tartaruga de carapaça de cabeça pequena (Chitra indica), é uma espécie de tartaruga de carapaça mole encontrada nos rios do subcontinente indiano. É considerada em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Como o próprio nome diz, ela possui uma cabeça bem pequena, todavia, seu corpo é muito grande – sua carapaça pode passar de um metro de comprimento. Esse réptil, encontrado no fundo de rios e córregos profundos no norte da Índia, Bangladesh e Nepal, é usado por cientistas como um importante indicador da saúde do ambiente ao seu redor.

Entre as principais ameaças à espécie estão o tráfico de animais silvestres, a poluição dos rios e a caça para consumo de sua carne. Não se tem uma ideia exata do número de sua população na vida selvagem.

Além de todos os fatores acima, seu processo de reprodução é demorado, já que ela pode levar até dez anos para atingir sua maturidade sexual. Pois após mais de duas décadas de muita espera, pela primeira, tartarugas indianas colocaram ovos e recentemente 41 filhotes nasceram no San Diego Zoo, nos Estados Unidos, um importante centro de conservação e reprodução em cativeiro de espécies em perigo.

PUBLICIDADE

“Este é um momento emocionante para nós e um passo incrível na conservação desta espécie”, comemorou Kim Gray, curador de herpetologia e ictiologia do Zoológico de San Diego. “Estamos focados em cuidar dessas tartarugas há muito tempo, e parte desse cuidado é entender melhor a história natural da espécie. Com o conhecimento que adquirimos aqui , podemos ajudar melhor nossos parceiros na Índia a ajudar essa espécie essencial a prosperar em seu habitat nativo”.

Ao descobrir os ovos há alguns meses, a maioria deles foi deixada em seu recinto, mas outros foram levados para uma incubadora artificial para se ter certeza do nascimento de pelo menos alguns filhotes.

Além da reprodução em cativeiro, nos Estados Unidos, a San Diego Zoo Wildlife Alliance também realiza um trabalho em parceria com a Turtle Survival Alliance (TSA), principalmente com a equipe dessa organização na Índia, de educação ambiental com as comunidades locais.

“Nosso trabalho destaca as parcerias de longo prazo necessárias para ajudar a salvar espécies insubstituíveis como essas tartarugas. Tal como acontece com toda a vida selvagem, esta é uma espécie única com uma história incrível e importante para contar”, ressalta Nadine Lamberski, diretora de conservação e saúde da vida selvagem da San Diego Zoo Wildlife Alliance.

Em risco de extinção, tartaruga de espécie raríssima da Índia, se reproduz com sucesso após mais de 20 anos

Uma tartaruga de carapaça de cabeça pequena adulta
(Foto: Shailendra Singh, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons)

*Com informações do San Diego Zoo

Leia também:
99% dos filhotes de tartaruga tem nascido fêmeas como resultado do aquecimento global, alertam cientistas
Filhote de tartaruga resgatado em praia na Austrália defecou plástico durante seis dias
Nascem os primeiros filhotes da tartaruga-gigante de Galápagos em zoológico britânico: a espécie está em sério risco de extinção

Fotos: divulgação San Diego Zoo

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE