Em resgate dramático de filhote caído em bueiro, mãe elefanta precisa de ressuscitação cardiopulmonar devido a estresse

Em resgate dramático de filhote caído em bueiro, mãe elefanta precisa de ressuscitação cardiopulmonar devido a estresse

O vídeo viralizou nos últimos dias em redes sociais e sites de notícias. O caso aconteceu no Parque Nacional de Khao Yai, na Tailândia, localizado a cerca de três horas da capital Bangkok. Entre as quase 70 espécies de mamíferos que vivem ali se encontram centenas de elefantes selvagens e dois deles estavam envolvidos no acidente da semana passada: uma mãe e seu pequeno filhote.

O pequeno elefante, de apenas um ano, estava caminhando com a mãe quando caiu no bueiro de um esgoto, com 2 metros de profundidade, próximo a uma estrada do parque. Como estava chovendo e com isso, havia muita lama no buraco, ele não conseguia sair e a mãe ficou desesperada. A equipe do parque foi acionada, mas não conseguia chegar perto porque era perigoso se aproximar da elefanta.

Foi necessário, primeiramente, isolar a área, já que com seus gritos a elefanta poderia chamar o resto na manada que se encontrava na região. Na sequência, os veterinários utilizaram dardos tranquilizantes na fêmea para poderem chegar perto do buraco e tentar tirar o filhote. Todavia, zonza, a mãe, querendo estar perto do pequeno filhote, caiu dentro do bueiro. Usou-se então uma corda com um gancho acoplada num caminhão para retirá-la dali.

Depois disso, a equipe de resgate utilizou uma escavadora para poder aumentar o buraco e finalmente, o filhote conseguiu sair e foi correndo para perto da mãe.

Entretanto, a fêmea estava inconsciente no chão. Foi aí que três pessoas, entre elas a veterinária Chananya Kanchanasarakhan, do Parque de Khao Yai, tiveram que fazer uma ressuscitação cardiopulmonar para trazê-la de volta. Para isso, começaram a fazer compressões e a região do coração e pulmão da imensa elefanta.

Felizmente, após três horas, o esforço de todos deu resultado e a fêmea recuperou a consciência. Ao lado do filhote, ambos seguiram são e salvos para o meio da mata.

“Foi um dos resgates mais memoráveis que já fizemos”, confessou Chananya à reportagem da Sky News.

*Com informações dos sites The Guardian e CNN Internacional

Leia também:
Bombeiros fazem resgate inusitado de guaxinim preso em bueiro
Termina com sucesso operação de resgate de girafas em ilha prestes a desaparecer no Quênia
Equipes de resgate conseguem salvar 110 baleias encalhadas na Austrália, mas quase 400 morreram

Foto e vídeo: reprodução ABC News

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.