Em novo clipe, Moby alerta para o desmatamento das florestas tropicais provocado pela indústria da carne

O músico, cantor, compositor e produtor norte-americano Moby é um super ativista pelos direitos dos animais há mais de 30 anos. Com seu novo trabalho, extrapolou um pouco esse cenário com a intenção de contribuir para a conscientização a respeito do desmatamento das florestas tropicais – entre elas, a Amazônia – e a luta pela preservação do meio ambiente e contra a crise climática.

Assim, lançou o single My Only Loveque integra o álbum All Visible Objects – com um clipe de animação que se passa na Amazônia e narra a separação comovente de uma onça-pintada e seu filhote – e de um menino e um adulto indígenas – em meio ao incêndio da floresta, provocado principalmente pelo agronegócio. Os caçadores também estão presentes (assista no final deste post).

“Parece que somos confrontados com novas catástrofes quase que diariamente, mas enquanto lidamos com esses horrores, a emergência climática fica cada vez pior. E sem as florestas tropicais, nosso planeta se tornará rapidamente um deserto devastador e inabitável”, ressaltou Moby no lançamento online, ontem, 5/8.

“Claro que quero chamar a atenção para a música, mas o objetivo deste vídeo é lembrar as pessoas que 90% do desmatamento das florestas tropicais e subtropicais é resultado da produção de carne e laticínios”, explicou.

“E há muita coisa que podemos fazer como não comprar óleo de palma, não comprar madeira de origem não ética e, o mais importante; parar de comprar carne e laticínios. Essa produção é a maior causadora de desmatamento no mundo!”.

Um brasileiro na produção

Para o evento de lançamento, Moby convidou os produtores do vídeo e especialistas para falar sobre a animação e debater o significado do videoclipe, o desmatamento e a exploração animal.

O brasileiro Paulo Garcia, do estúdio de animação Zombie – responsável pela direção e roteiro do vídeo, que foi desenvolvido em parceria com a produtora londrina BlinkInk – disse que se sentiu muito orgulhoso de participar do projeto.

Trabalhar com alguém que sempre admirei é uma oportunidade incrível. Tornou-se ainda melhor quando a tarefa que ele dá é enviar uma mensagem ao mundo sobre o problema do desmatamento crescendo rapidamente em meu país de origem, o Brasil. Muitos artistas deram o seu melhor para que este videoclipe acontecesse. Música linda, efeitos visuais fortes, narrativa incrível”.

Todo o lucro obtido com a venda do álbum All Visible Objects será revertido para instituições defensoras dos direitos animais.

Agora, assista ao clipe de My Only Love, abaixo:

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.