PUBLICIDADE

Em poucas semanas é encontrado em Fernando de Noronha um quarto peixe-leão, espécie invasora, predadora e venenosa

peixe-leão

*Texto atualizado em 29/08/21
O Instituto Chico Mendes de Conservação à Biodiversidade informou que na última semana foram capturados mais dois peixes-leões na ilha de Fernando de Noronha. “A captura confirma que os registros anteriores não foram casos isolados”, ressaltou a chefe do ICMBio, Carla Gaitanale.

Segue abaixo o texto original da reportagem.

———————————————————————————————————————–

Há poucos dias noticiamos aqui no Conexão Planeta que um peixe-leão havia sido capturado na ilha de Fernando de Noronha. Era o segundo da espécie encontrado ali desde dezembro do ano passado. Agora, mais um indivíduo foi registrado na quarta-feira (11/08). O animal foi morto por instrutor de mergulho. Ele estava na enseada das Cagarras (Ilha Rata), na área do Parque Nacional, a uma profundidade de 18 metros.

Nativo dos Oceanos Índico e Pacífico, o peixe-leão (Pterois volitans) é um predador. Ele se alimenta vorazmente de outras espécies. Já em seu habitat natural, ele é controlado pela cadeia alimentar, onde é presa de garoupas e tubarões, por exemplo. Mas longe desses inimigos, se reproduz rapidamente e sem controle. Uma fêmea pode colocar até 2 milhões de ovos por ano. Nos seres humanos, seus espinhos venenosos provocam muita dor.

Assim como os dois peixes anteriores localizados em Noronha, as amostras do achado esta semana serão analisadas pela equipe do Departamento de Biologia da Universidade Federal Fluminense e também, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. O objetivo é tentar determinar de onde eles vieram. A suspeita mais provável é que sejam originários do Caribe.

Desde 2019, o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelas áreas protegidas do arquipélago de Fernando de Noronha, faz uma campanha de alerta e monitoramento entre moradores, pescadores e empresas da área turística sobre os perigos relacionados ao peixe-leão. Com a captura do terceiro indivíduo, e o segundo em poucos dias, o ICMBio irá programar cursos e palestras de capacitação com as operadoras de mergulho para promover o acompanhamento da espécie.

A recomendação é que, caso o peixe-leão seja avistado, não deve-se tentar capturá-lo ou matá-lo, mas comunicar imediatamente a equipe do Projeto Conservação Recifal.

Em menos de oito dias é encontrado em Fernando de Noronha mais um peixe-leão, espécie invasora, predadora e venenosa

O peixe encontrado na Enseada das Cagarras, em Noronha

Até hoje, já foram capturados seis peixes-leões no Brasil. Nas últimas décadas, houve uma proliferação sem controle dele tanto no Mar Mediterrâneo como no Caribe (leia mais nesta reportagem de 2016).

Leia também:
ICMBio adverte sobre alimentação de tubarões por barcos de turismo em Fernando de Noronha
Em expedição, pesquisadores se deparam com espécies de peixes nunca antes registradas em Fernando de Noronha
Seis espécies de anfíbios invasores são identificadas no Brasil
Um é invasor, outro é nativo. Adivinha quem está ganhando a batalha?
Cassiopea andromeda: a bela invasora das águas brasileiras

Fotos: Tchami/Creative Commons/Flickr (abertura) e Lucas Penna/ICMBio (peixe-leão morto)

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE