Em decisão inédita, dois estados americanos aprovam leis que obrigam empresas a se responsabilizarem pelo descarte correto de suas embalagens

Em decisão inédita, dois estados americanos aprovam leis que obrigam empresas a se responsabilizarem por descarte correto de suas embalagens

Assim como nos Estados Unidos, a gestão do lixo doméstico é um grande problema no mundo inteiro. Ainda hoje, grande parte dos resíduos gerados em residências acaba tendo como destino aterros sanitários ou a incineração. A reciclagem representa uma porcentagem muito pequena do setor. Entre os americanos, as embalagens somam cerca de 28% dos resíduos sólidos municipais. E apenas 53% desse volume vai para centros de reciclagem e menos ainda é realmente reciclado: estima-se que pelo menos 25% dos materiais coletados no país são rejeitados.

Mas agora dois estados podem desencadear uma mudança enorme no cenário dos Estados Unidos. Os governos do Maine e do Oregon aprovaram leis que obrigam empresas e fabricantes a se responsabilizarem pelo descarte correto das embalagens usadas em seus produtos.

Segundo as novas legislações, estão incluídas caixas de papelão e embalagens plásticas usadas em bens de consumo doméstico, como produtos de higiene pessoal ou alimentos, dentre outros. Ficam excluídas, entretanto, embalagens destinadas a armazenamento de longo prazo (mais de cinco anos), recipientes para bebidas, latas de tinta e cartelas de medicamentos e dispositivos médicos.

No Maine, a lei entrará em vigor em meados de 2024 e no Oregon no ano seguinte, em 2025. Com a medida, os custos da gestão de resíduos passarão do bolso de prefeituras e consumidores para os fabricantes.

Nos Estados Unidos, algumas indústrias já são obrigadas a administrar o descarte de seus produtos, como por exemplo, aparelhos eletrônicos, baterias de carro, colchões e pneus.

Em 2017, a China proibiu a importação de lixo plástico de outros países. Até então, ela era o maior consumidor global de resíduos – 7,3 milhões de toneladas por ano -, que chegavam ali para serem reciclados em solo chinês. Com os asiáticos fechando os portos para o recebimento desse tipo de material, britânicos, americanos e japoneses, os maiores “exportadores” desses dejetos, precisaram encontrar novas soluções de como lidar com o próprio lixo.

Leia também:
Coca-Cola lidera ranking de maiores poluidores de plástico do planeta pelo quarto ano consecutivo
Supermercado suíço lança projeto piloto em que clientes devolvem embalagens plásticas, que serão recicladas em novas embalagens
Multinacionais lançam projeto piloto com embalagens duráveis e entrega em casa para combater lixo plástico
Nova York proíbe uso e venda de embalagens, pratos e copos de isopor
Ingleses devolvem a fabricante milhares de pacotes de salgadinho em protesto contra embalagens não-recicláveis
Ativista entrega à Procter & Gamble tampão gigante, feito com aplicadores plásticos descartados no meio ambiente

Foto: © rawpixel

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.