PUBLICIDADE

‘Em Ação’: iniciativa que distribui refeições para moradores de rua durante a pandemia precisa da sua ajuda!

'Em Ação': iniciativa que distribui refeições para moradores de rua durante a pandemia precisa da sua ajuda!

A crise provocada pelo novo coronavírus pegou o mundo de surpresa. Até este momento, a COVID-19 já contaminou 4,6 milhões de pessoas globalmente e tirou a vida de quase 315 mil. Só no Brasil, são 235 mil casos confirmados, com mais de 15 mil vítimas fatais. Assim como em outros desastres e tragédias da humanidade, as populações mais vulneráveis acabam sendo sempre as mais afetadas e para ajudar essas pessoas, um grupo de amigos, em Curitiba, criou o Em Ação‘.

Desde que entrou em vigor o isolamento social na capital paranaense, a empresária Deborah Bassoli e o filho Caetano, o jornalista Valtemir Soares Jr., o fotógrafo Daniel Snege, a secretária executiva Alexandra Tsubota, a doméstica Lucélia Bobek e o industriário Anderson Ferri estão cozinhando e distribuindo refeições para moradores de rua, que não são atendidos por outros coletivos solidários que já atuam na cidade.

O grupo constatou que, com a pandemia, houve uma diminuição drástica na circulação de pessoas pelas áreas centrais de Curitiba, locais tradicionalmente escolhidos pela população de rua para passar o dia, e, em decorrência, aumentou muito a vulnerabilidade dos sem-teto.

“Essas pessoas sempre contaram com ajuda de quem circulava pelo centro e, sem os transeuntes, o suporte cessou e aumentou ainda mais a situação de fome extrema”, diz Deborah Bassoli.

'Em Ação': iniciativa que distribui refeições para moradores de rua durante a pandemia precisa da sua ajuda!

O ‘Em Ação’ começou fazendo 140 refeições, divididas em dois dias na semana, e recentemente passou para quase 300 refeições semanais. O acréscimo foi possível porque o grupo pôde assumir as instalações de um restaurante inativo e investir R$ 8 mil na aquisição de uma cozinha industrial, com fogão, panelas de grande volume, geladeiras e utensílios profissionais.

“Foi um aporte que adiantamos do caixa pessoal, pois vimos que a demanda era muito maior do que imaginávamos”, conta Deborah.

'Em Ação': iniciativa que distribui refeições para moradores de rua durante a pandemia precisa da sua ajuda!

Além de refeições, o grupo entrega kits de higiene à população de rua

Agora, os amigos querem aumentar ainda mais a produção e com isso, atender mais pessoas, nesse momento tão difícil e imprevisível. Todavia, para isso, dependem de mais doações de alimentos, produtos ou dinheiro. “Precisamos aumentar o número de doadores, para que possamos ter fôlego financeiro e continuar adquirindo os ingredientes para o preparo das refeições”.  

Além das marmitas de comida, o ‘Em Ação’ distribui também água mineral em garrafinha, frutas e um kit de higiene, importantíssimo para que os moradores de rua possam se proteger contra o contágio do coronavírus.

'Em Ação': iniciativa que distribui refeições para moradores de rua durante a pandemia precisa da sua ajuda!

Desde o início das ações, já foram feitos 1.900 atendimentos
nas ruas de Curitiba

“Para nós do grupo, o momento atual requer mobilização para levar um pouco de apoio àqueles que nada tem. É uma questão de solidariedade e humanismo diante dessa pandemia que atinge a todos sem distinção, estando mais vulnerável essa população de rua. Queremos fazer desta ação uma atividade permanente e atingir o maior número de pessoas possível. Ou seja, mesmo depois que a pandemia passar, o objetivo é dar prosseguimento no trabalho, pois, como dizia a campanha do Betinho: Fome, não dá para esquecer”, frisa Valtemir.

O ‘Em Ação’ se junta a outros tantos movimentos lindos que têm surgido no Brasil todo durante esta pandemia. E é preciso que todos nós apoiemos essas iniciativas.

Então, se você mora em Curitiba ou em qualquer outra cidade do país e gostaria de ajudar o grupo, através de doações em dinheiro ou em produtos, mande uma mensagem inbox (programa Messenger) na página do grupo no Facebook. Um dos integrantes entrará em contato para orientar sobre o procedimento a ser seguido para fazer as doações. Ou ainda, mande uma mensagem por WhatsApp para o Daniel, no telefone (41) 99711 1205.

Empresas e comerciantes que queiram apoiar a iniciativa também serão muito bem-vindos a esta ‘ação do bem’!

'Em Ação': iniciativa que distribui refeições para moradores de rua durante a pandemia precisa da sua ajuda!

O grupo de amigos do ‘Em Ação’… em ação!

Leia também:
‘Hortas Cariocas’ doa toneladas de alimentos para famílias de baixa renda em dificuldades devido à crise do coronavírus
Solidariedade Vegan: projeto de João Gordo e Vivi Torrico entrega marmitas veganas para moradores de rua de São Paulo

Eduardo Kobra cria nova obra e lança campanha para ajudar moradores de rua durante pandemia do coronavírus

Fotos: divulgação Em Ação

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE