Em 2021, mais de 60% dos produtos Adidas serão fabricados com material sustentável, como o couro vegano feito com fungo

Em 2021, mais de 60% dos produtos Adidas serão fabricados com material sustentável, como o couro vegano

Desde a década de 50, 8,3 bilhões de toneladas de plástico foram produzidas no mundo – 50% desse volume na última década. Apesar de ser um material reciclável, essa quantidade é simplesmente muito grande. 90% do plástico fabricado no planeta não chega a ser reciclado. Quando misturado a outros materiais, a separação dos mesmos para a reciclagem se torna mais complicada e cara. E acaba não sendo feita.

Por isso mesmo, reduzir a utilização dessa matéria-prima ou buscar soluções alternativas é um desafio gigantesco para a indústria de bens de consumo. Aos poucos, várias delas estão tentando inovar e se comprometendo com metas ambiciosas. É o caso da Adidas.

A multinacional fabricante de artigos esportivos lançou vários produtos mais ecológicos nos últimos anos e tem investido fortemente no desenvolvimento de novos materiais e na economia circular. Um de seus objetivos é que, a partir de 2024, apenas utilize poliéster reciclado.

E neste ano que começa, a marca garante que, pela primeira vez em sua história, mais de 60% de seus produtos já são feitos somente com materiais sustentáveis.

Desde 2015, como mostramos nesta outra reportagem, a empresa já confecciona um modelo de tênis com fios plásticos de redes de pesca. O projeto é uma parceria com a organização ambiental Parley for the Oceans.

Só em 2020, mais de 15 milhões desses calçados foram produzidos – para isso foram coletados 7 mil toneladas de resíduos plásticos, o correspondente a cerca de 350 milhões de garrafas. A expectativa é que em 2021 mais 17 milhões de tênis da coleção da Parley cheguem às lojas.

Todavia, a grande novidade que está sendo aguardada para os próximos meses é o lançamento de mais um modelo vegano, com couro vegetal, produzido a partir do micélio, ou seja, talos de fungos.

Em 2021, mais de 60% dos produtos Adidas serão fabricados com material sustentável, como o couro vegano feito com fungos

O couro produzido com fungo é macio, flexível e menos prejudicial
ao meio ambiente

A Adidas ainda não deu detalhes sobre o material, mas o que se sabe é que ele está sendo desenvolvido junto com a start up Bolt Threads, que já trabalha com a estilista britânica (e vegetariana) Stella McCartney e a marca Lululemon.

Em 2021, mais de 60% dos produtos Adidas serão fabricados com material sustentável, como o couro vegano feito com fungos

Bolsa feita com “mylo”, o couro feito a partir de micélio da Bolt Threads

Leia também:
Adidas lança tênis 100% reciclável: após ficar velho, é devolvido para a loja e transformado em novo
Reebok anuncia primeiro tênis vegano: feito à base de plantas
Este tênis é feito de 17 garrafas plásticas recicladas

Fotos: divulgação Adidas

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Um comentário em “Em 2021, mais de 60% dos produtos Adidas serão fabricados com material sustentável, como o couro vegano feito com fungo

Deixe uma resposta