Eduardo Kobra celebra o ‘Dia Mundial do Doador de Sangue’ com novo mural no Hospital das Clínicas, em São Paulo

Eduardo Kobra celebra o 'Dia Mundial do Doador de Sangue' com novo mural no Hospital das Clínicas, em São Paulo

O belo mural Metamorfoses foi concluído em fevereiro, mas o artista Eduardo Kobra deixou para assiná-lo hoje, 14 de junho, para chamar a atenção para este Dia Mundial do Doador de Sangue

“Ao contrário do que faço sempre, não assinei o mural ao entregá-lo. Senti que deveria finalizar a obra nesta data tão importante, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue”, explica o artista urbano, que acrescenta:

Kobra e o Dr. Vanderson Rocha (que apresentou-lhe o espaço) depois da assinatura do painel

“Queria incentivar as pessoas a doarem agora e também que se doem cada vez mais em prol de quem precisa”.

O painel ocupa uma imensa parede vertical dentro do Prédio dos Ambulatórios – onde está situada a Hematologia e a Fundação Pró-Sangue – do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Começa no primeiro andar, onde fica o Espaço de Convivência, e se estende ao 8º e último andar. 

Vale destacar que a Fundação Pró-Sangue é o maior banco de sangue da América Latina, com 10 mil doadores por mês.

“Fiz Metamorfoses pensando nas pessoas que estão doentes e precisam de esperança, fé e transformação para superar esse momento difícil. É um gesto em meu nome, mas também dos paulistanos e brasileiros em geral e para o Hospital das Clínicas de São Paulo, que faz um trabalho de excelência”, conta e acrescenta:

“Eu mesmo, que tenho problemas graves de saúde, já fui atendido muitas vezes neste hospital e acompanhei de perto a determinação de todos ali. É uma honra, um privilégio enorme poder, com o meu trabalho, retribuir tudo que esses profissionais fazem por nós com sua incrível capacidade de se doar em benefício do próximo”.    

Borboletas e a preciosidade da vida

Eduardo Kobra celebra o 'Dia Mundial do Doador de Sangue' com novo mural no Hospital das Clínicas, em São Paulo
Foto: Divulgação

O painel de 34 metros de altura por 7,5 de largura fica num local pelo qual passam 10 a 15 mil pessoas, diariamente, e apresenta borboletas que saem da água, na base, e vão até o alto do prédio. Nas asas de algumas borboletas, Kobra conta que pintou pedras preciosas para lembrar que “cada vida é preciosa e que devemos sempre lutar para preservá-la”.

Esta não é a primeira vez que ele é convidado pelo Hospital das Clínicas para ‘falar’ com o público por meio de sua arte. Em 25 de janeiro, Kobra entregou para a cidade de São Paulo um presente especial pelo aniversario de 468: o mural Ciência e Fé, com a mensagem clara e direta de que não há contradição entre acreditar em Deus e também na Ciência. 

Nele, o artista apresenta as mãos de um/a médico/a, com jaleco e estetoscópio, em posição de oraçãocomo contamos aqui, num painel de 20 metros de altura por dez de largura, situado na rua Dr. Eneias de Carvalho Aguiar.

“Resolvi doar os dois painéis para o HC de São Paulo porque é uma instituição pública que atende a milhares de pessoas por dia. Pessoas físicas, entidades e empresas apoiaram o projeto, como a Dionísio Ag, uma agência especializada em arte, que cuidou da logística do painel”, conta o muralista. “Acredito que a arte pode inspirar, atenuar o sofrimento e dar ânimo para seguir adiante às milhares de pessoas que passam por ali todos os dias”.

Espaço humanizado e acolhedor

Quem apresentou o espaço – que era um vão cinza – ao muralista foi o professor doutor Vanderson Rocha, presidente da Pró-Sangue e diretor do serviço de Hematologia, para quem é preciso estimular as doações, sempre:

“Durante a pandemia tivemos uma redução de cerca de 20% de doadores. Acreditamos que o novo mural do Kobra pode ajudar a conscientizar as pessoas e a atrair novos doadores”.

E Rocha conta como surgiu a ideia de tornar o espaço mais acolhedor. “Um dia, quando eu e o arquiteto Luis Robles andávamos pelo HC, sentimos o Prédio dos Ambulatórios muito impessoal e frio e tivemos a ideia de criar um espaço que trouxesse humanização e acolhimento”. E completa:

“Agora, com a arte magnífica que Eduardo Kobra produziu e doou, esse espaço será ainda mais importante para os pacientes e seus familiares, assim como para nossos funcionários. Esperamos também que sirva de inspiração para que mais e mais pessoas contribuam com projetos para humanizar o cotidiano do hospital“.

“Provavelmente, quem estiver no Espaço de Convivência para doar sangue, por exemplo, e postar uma foto ou vídeo do mural Metamorfoses nas redes sociais, inspirará mais pessoas a também a doarem sangue e ajudar quem precisa”, finaliza o diretor da Fundação Pró-Sangue.
_____________________

Leia também:
Mural de Eduardo Kobra, que valoriza a leitura, é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Sorocaba
O muralista Kobra homenageia trabalhadores anônimos em exposição com 30 painéis na Avenida Paulista, em São Paulo
– “Em qualquer guerra, estou do lado da paz”, diz Kobra, artista que pinta a esperança em suas obras

Em novo mural em Nova York, Eduardo Kobra homenageia as mulheres e reforça necessidade de termos um planeta mais “feminino”
Em novo mural, Kobra faz releitura de obra de Salvador Dalí como alerta ao aquecimento global

Foto (destaque): Divulgação

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.