Ecosol Digital: aplicativo fomenta e dá visibilidade à economia solidária no Rio Grande do Norte

A criação e uso de aplicativos customizados para atender necessidades locais, valorizando os territórios e a pessoas que vivem neles, têm sido cada vez mais comuns.

Há pouco tempo, escrevi aqui sobre o Bibi Mob, por exemplo, lançado por uma cooperativa de motoristas buscando garantir remuneração mais justa do que os aplicativos globais comumente utilizados. Também escrevi sobre o Tô no Mapa, que permite o automapeamento de territórios tradicionais pelas pessoas que vivem nas comunidades.

No estado do Rio Grande do Norte, a economia solidária acaba de ganhar também um aplicativo, que visa fomentar, informar e divulgar essa economia: o Ecosol Digital.

Disponível nas plataformas digitais do Google Play (Android) e App Store (iOs), o dispositivo foi lançado pela governadora Fátima Bezerra (PT) por meio de um decreto no início deste mês, e a intenção é promover visibilidade e divulgação das ações da política estadual de economia solidária no Rio Grande do Norte.

Além disso, o Ecosol Digital será também espaço de consulta e interação entre os empreendedores e controle social e gestão da política estadual. O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas).

Segundo a coordenadora do Ecosol Digital, Lidiane Freire, a política pública de economia solidária “é uma política nova, bem articulada, o que proporciona mais visibilidade para o segmento. Agora, com o aplicativo temos um instrumento tecnológico de fácil acesso, objetivo e autoexplicativo que mapeia o potencial econômico e de organização dos diferentes segmentos produtivos da economia solidária, como associações, cooperativas, grupos de troca, finanças solidárias e redes de cooperação junto aos produtores de artesanato, agricultura familiar, pesca, confecções, serviços, reciclagem e cultura”.

O aplicativo disponibiliza também um banco de dados com os empreendimentos da economia solidária existentes e ativos no Rio Grande do Norte, especificando a atividade econômica, os municípios e a territorialização da ação, características territoriais e de gênero, acesso a crédito, dentre outras informações, em acordo com critérios previstos pela Lei Estadual 8.798/2006, que instituiu a Política Estadual de fomento à Economia Solidária e Popular no Rio Grande do Norte.

Plano Estadual de Economia Solidária

Em 2020, o governo estadual do Rio Grande do Norte publicou o Plano Estadual de Economia Solidária para o período 2020 a 2023. O documento traz metas, instrumentos e diretrizes para incentivar a atividade no estado e estabelece o Conselho Estadual de Economia Popular e Solidária.

Um dos maiores desafios do Plano em seu início era mapear produtores e produtoras. Na época, o estado já tinha mapeados 1.500 empreendimentos solitários. O aplicativo Ecosol Digital é mais um passo nessa direção, ao dar visibilidade não só à implementação do Plano, mas também ao possibilitar conhecer e localizar esses empreendimentos.

Para conhecer a trajetória constante de apoio à economia solidária no estado do Rio Grande Norte, recomendo a leitura de dois textos que publiquei, aqui, no Conexão Planeta:
Economia solidária ganha impulso no Rio Grande do Norte com novo plano do governo
Governo do Rio Grande do Norte investe na agricultura familiar e na economia solidária

Com informações da Assecom RN

Foto: Sandro Menezes/Assecom RN

Edição: Mônica Nunes

Deixe uma resposta

Mônica Ribeiro

Jornalista e mestre em Antropologia. Atua nas áreas de meio ambiente, investimento social privado, governos locais, políticas públicas, economia solidária e negócios de impacto, linkando projetos e pessoas na comunicação para potencializar modos mais sustentáveis e diversos de estar no mundo.