E o vencedor do 5o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Natureza pelo voto popular é… Edgar Fernandez!

E o vencedor do 5o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Natureza pelo voto popular é... Edgar Fernandez!

Nesta edição, pela primeira vez na história do Concurso Conexão Planeta de Fotografia, decidimos dar aos internautas a oportunidade de votar também em suas imagens favoritas. Nossos leitores e seguidores nas redes sociais adoraram a novidade, tanto que acompanharam durante toda a semana passada a divulgação dos sete finalistas da competição em 2021 e curtiram as fotos que mais gostaram.

E a fotografia que conquistou o maior número de curtidas em todas as nossas redes – FacebookInstagram e Twitter – foi a do grupo de guarás, feita por Edgar Fernandez, de Guaratuba (PR). Parabéns a ele!

Ao enviar a imagem, ele nos contou: “Esse registro fotográfico de um grupo de guarás (Eudocimus ruber) foi realizado na Baía de Guaratuba durante o projeto de monitoramento. Essa ave é o símbolo do munícipio. Ela ficou extinta localmente por 80 anos e retornou a habitar os manguezais da nossa região no ano de 2008. Desde então estamos utilizando o guará como espécie bandeira e inspiração para trabalhos de proteção e pesquisa da biodiversidade local”.

Edgar é professor, fotógrafo amador e pesquisador do Instituto Guaju e responsável pelo Projeto Guará.

Como prêmio do 5o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Natureza Edgar ganhará o belíssimo livro “Terra D’Água Pantanal”, do fotógrafo Luciano Candisani, e publicado pela Vento Leste Editora.

É dele também uma fotografia rara, que divulgamos aqui no Conexão Planeta, em 2019, de um guará branco. Conhecido justamente pela cor vermelho vibrante, a ave observada na época no litoral paranaense apresenta possivelmente apresenta uma mutação genética, que afeta a pigmentação das penas (leia mais aqui).

O guará mede entre 50 e 60 cm, tem bico fino, longo e levemente curvado para baixo. Seus ninhos são feitos no alto das árvores, na beira de mangues e lamaçais litorâneos.

Várias localidades litorâneas do Brasil foram batizadas devido à presença do guará, como Guaratuba – que em tupi significa “ajuntamento de guarás” – Guaraqueçaba (Paraná), Guaratiba (Rio de Janeiro) e Guarapari (Espírito Santo).

Desde 2017 o Conexão Planeta realiza, anualmente, um concurso de fotografia com a intenção de valorizar novos talentos da fotografia de natureza no país, assim como estimular a proteção e conservação da biodiversidade brasileira. Em 2021, a competição contou com a parceria do Observatório de Justiça e Conservação (OJC), uma instituição que trabalha para tornar públicas ações e inações do poder público quando o assunto é conservação da Mata Atlântica e de seus ecossistemas associados, como a Floresta com Araucária e os Campos Naturais. Ambos sofrem com décadas de exploração desenfreada e ausência de cuidado público.

Foto: Edgar Fernandez

Conexão Planeta

Site de jornalismo independente, com profissionais e especialistas das mais diversas áreas, que escrevem sobre sustentabilidade: ambiental, social e econômica. Sua missão é disseminar informação de maneira clara, didática e imparcial, e inspirar as pessoas a transformar o mundo em um lugar melhor. Com o slogan Inspiração para a Ação, o site deseja que a cada texto lido, mais pessoas sejam estimuladas a tomar parte neste grande movimento de transformação e mudança

Deixe uma resposta