Duas imagens do fotógrafo brasileiro Victor Moriyama estão entre 12 escolhidas pelo The New York Times para retratar 2020

Duas imagens do fotógrafo brasileiro Victor Moriyama estão entre 12 escolhidas pelo The New York Times para resumir 2020

Certamente 2020 ficará marcado na história da humanidade. Do dia para a noite, uma pandemia tomou conta do planeta. Um vírus começou a fazer suas primeiras vítimas em Wuhan, na China, e rapidamente foi se espalhando pelo mundo. Um ano após o SARS-CoV-2 ser apontado como o responsável pela COVID-19 mais de 1,5 milhão de pessoas morreram por causa da doença e mais de 60 milhões já foram infectadas.

De repente, o ser humano se viu obrigado a ficar confinado dentro de casa, usar máscaras de proteção, olhar o próximo com desconfiança, afinal, qualquer um, sem saber, poderia estar contaminado pelo coronavírus.

Nesse ‘novo normal’, as janelas reais e as digitais se tornaram companheiras do dia a dia de milhões de pessoas. E imagens que apareciam pelas telas nos mostraram o que acontecia em 2020, um ano que parece nunca ter começado…

Hoje, o jornal americano The New York Times fez uma seleção de 12 imagens que, para a publicação, retratam esse ano tão difícil. Entre elas, aparecem duas do fotojornalista brasileiro Victor Moriyama – uma delas, a que abre este texto, registrou os protestos em São Paulo, quando moradores de prédios foram para as janelas bater panelas contra a inação do governo federal em lidar com a pandemia.

A outra fotografia, logo abaixo, mostra um cemitério, onde familiares de uma vítima da COVID-19 se despedem de um ente querido e coveiros trabalham sem parar para abrir e fechar novas valas.

Duas imagens do fotógrafo brasileiro Victor Moriyama estão entre 12 escolhidas pelo The New York Times para retratar 2020

Além do The New York Times, Victor Moriyama também é colaborador do The Wall Street Journal, Le Monde, Bloomberg, Libération, The Guardian, El País e Der Spiegel. O profissional é ainda colunista do El País Brasil.

Baseado em São Paulo, o fotojornalista documenta temas vitais para o Brasil atual: desmatamento, desigualdade social, povos indígenas.

As demais imagens escolhidas pelo The New York Times para ilustrarem 2020 revelam momentos da política americana – a derrocada de Donald Trump perante uma pandemia que está fora de controle nos Estados Unidos (já são quase 300 mil mortos), a vitória de Joe Biden na corrida presidencial e os protestos contra o racismo (veja a reportagem completa neste link).

Leia também:
150 Fotos para São Paulo: fotógrafos doam obras para ajudar pessoas carentes em meio à pandemia de coronavírus
150 Fotos pela Bahia: profissionais doam imagens para arrecadar fundos e atender projetos sociais vulneráveis devido à pandemia
Fotografias por Minas: 300 profissionais doam imagens para arrecadar fundos e atender projetos sociais vulneráveis devido à pandemia

Fotos: Victor Moriyama

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta