Documentário “Guardiões da Terra” mostra a evolução da agroecologia no Brasil

Ri com vontade na abertura do filme que vou indicar para vocês. Guardiões da Terra – Agroecologia em Evolução, de tem duração de 1h. Fica disponível no YouTube até sexta, dia 31 de julho.

Muito boas as discussões sobre quebra de segurança alimentar, os impérios alimentares, o discurso enganoso do agropop sobre acabar com a fome do mundo, a erosão sem precedentes do solo, contaminação das águas, mortalidade de peixes.

Um documentário com um bom roteiro e fotografia, que resgata imagens antigas para falar como se desenvolveu a lógica do capital na agricultura.

Vale a pena assistir.

Falar de agroecologia me lembrou de um POST que eu fiz sobre a obra Um dia comemos milho e peixe, da artista María Buenaventura, que remete aos guardiões de sementes.

A novidade é que a e crítica de arte e professora Julia Buenaventura fez uma análise da obra. Está em castelhano, mas não é difícil entender. Se você gosta de arte, inscreva-se no canal dela.

Foto: reprodução Facebook “Guardiões da Terra”

Um comentário em “Documentário “Guardiões da Terra” mostra a evolução da agroecologia no Brasil

Deixe uma resposta

Karen Monteiro

Com arte, tá tudo bem. Se as exposições, peças de teatro, shows, filmes, livros servirem de gancho para falar de questões sociais e ambientais, tanto melhor. Jornalista, tradutora, cronista e assessora de imprensa, já colaborou com reportagens para grandes jornais, revistas e TVs.