PUBLICIDADE

DiCaprio, Camila Cabello e Jason Mraz estão entre 30 celebridades de campanha que pressiona líderes mundiais a cumprir acordos climáticos

DiCaprio, Camila Cabello e Jason Mraz estão entre 30 celebridades de campanha que pressiona líderes mundiais a cumprir acordos climáticos

Leonardo DiCaprio, 50 milhões de seguidores no Instagram; Camila Cabello, 50 milhões; Ellen DeGeneres, quase 110 milhões. O que essas celebridades do mundo do entretenimento têm em comum além de milhões de fãs e admiradores na internet e no mundo real? Todas elas fazem parte da campanha “Right Here, Right Now” (“Aqui, agora”), promovida pela iniciativa Global Climate Alliance, em parceria com o programa de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU). No total, 30 famosos irão usar suas redes sociais para exigirem que os líderes globais acelerem os compromissos assumidos no Acordo de Paris, feitos em 2015, na França, quando 193 países definiram metas para a redução de emissões de carbono, além de ajuda financeira a nações de baixa renda para enfrentarem os efeitos da crise climática.

O movimento acontece no momento em que está sendo realizada em Glasgow, na Escócia, a Conferência das Nações Unidas para o Clima, a COP26.

Entre as outras celebridades que abraçaram a campanha estão os cantores Pitbull, Quincy Jones, Billy Porter, Cyndi Lauper, Cher e Kesha. Estima-se que o grupo tenha acesso a 630 milhões de pessoas nas redes sociais, ou seja, um poder de comunicação enorme.

“Agradecemos às celebridades que estão nos ajudando a promover as mudanças climáticas como uma crise de direitos humanos, porque os negros, os pobres e os marginalizados são os que mais sofrerão com esta catástrofe”, diz David Clark, criador da campanha. “É fundamental que humanizemos essa questão por meio de uma perspectiva de direitos humanos, porque as pessoas precisam entender que as decisões que tomam têm um impacto real sobre a população.”

O ator americano e ativista Leonardo DiCaprio está em Glasgow. Ele é uma das mais fortes e conhecidas vozes em Hollywood na luta pela conservação ambiental e no combate ao aquecimento global. Em 2014, foi nomeado pela ONU como Embaixador pela Paz e desde 1998, a fundação que criou e leva seu nome, financia projetos ao redor do mundo para a proteção da biodiversidade, assim como pelos direitos dos povos indígenas, além de promover o desenvolvimento de soluções inovadoras contra os extremos climáticos. Em 2019, ele também se juntou à Earth Alliance, como contamos nesta outra reportagem.

Em maio, inclusive, DiCaprio anunciou um investimento de milhões para recuperar vida selvagem das Ilhas Galápagos. O projeto é o primeiro do recém-lançado movimento global Re:wild. “Não precisamos reinventar o planeta, precisamos apenas recriá-lo”, disse ele na época.

Leia também:
“Os povos indígenas estão na linha de frente da emergência climática, por isso devem estar no centro das decisões, aqui”, declara a jovem Txai Suruí em forte discurso na COP26
“É assim que a nossa história vai acabar? A nossa motivação não deve ser o medo, mas a esperança”, diz David Attenborough a líderes mundiais
Acordo global prevê redução das emissões de metano em 30% até 2030
Brasil tem a maior delegação indígena brasileira da história das conferências de clima da ONU
Com ajuda de fundo de U$ 19 bilhões, mais de 100 países se comprometem a acabar com o desmatamento até 2030

Fotos: divulgação

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra
Sandra
2 anos atrás

Quando celebridades precisam pressionar alguns líderes mundiais a fazer o seu dever de casa, significa que elas deveriam estar no lugar deles mas eles não deveriam estar em lugar nenhum.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE