PUBLICIDADE

‘Diário de uma Onça’: documentário conta história verídica de três onças-pintadas que vivem no Pantanal

Diário de uma Onça: documentário conta a história verídica de três onças-pintadas que vivem no Pantanal

Durante três anos, foram produzidas mais de 200 horas de filmagens para contar a história verídica de três onças-pintadas que vivem no Pantanal do Mato Grosso do Sul, mas de um jeito diferente: do ponto de vista da mais jovem delas, a Leventina.

Assim, no documentário Diário de Uma Onça, ela ganha a voz da atriz Alanis Guillen – a Juma da novela Pantanal -, para contar suas experiências e como aprendeu, sozinha, a se proteger de predadores e a viver num território ameaçado por humanos e alterações climáticas.

A protagonista da história é neta de Fera, primeira onça-pintada do mundo a ser resgatada e reintroduzida com sucesso em habitat natural (junto com sua irmã Iza, pelo Onçafari), e filha de Ferinha, um marco na continuidade da espécie, que pode tê-la abandonado (já contamos sobre as três, aqui, no Conexão Planeta: veja os links das reportagens no final deste post). 

Diário de uma Onça: documentário conta a história verídica de três onças-pintadas que vivem no Pantanal
Leventina com sua mãe Ferinha / Foto: divulgação
Diário de uma Onça: documentário conta a história verídica de três onças-pintadas que vivem no Pantanal
Fera, avó de Leventina, com seu filhote Turi, em janeiro de 2021 / Foto: Onçafari/divulgação

Exceto pela linguagem voice over (descrição audível), tudo no documentário é real. Ele foi lançado ontem à noite, 30/11, para celebrar mais um Dia Nacional da Onça Pintada (em 29/11) no cine LT3, na capital paulista. Fica em cartaz até 6/12, quando passa a ser exibido na Globoplay.

Voz de Juma?

“Eu nunca tinha narrado nada, então fiquei muito empolgada e me perguntando como seria isso, qual voz eu daria para essa onça, se seria a voz da Alanis, de uma nova onça ou a da Juma”, conta Alanis Guillen. 

Diário de uma Onça: documentário conta a história verídica de três onças-pintadas que vivem no Pantanal
Alanis Guillen como Juma, na novela Pantanal / Foto: João Miguel Jr./TV Globo

Ela diz que foi experimentando vozes até encontrar uma que contemplasse a Leventina em cada um de seus momentos: de fúria, de dificuldade, de alegria ou outro sentimento. 

“Foram dias muito divertidos, e sempre vai ser emocionante, pra mim, trazer a história de uma onça e estar nesse cenário do Pantanal. Foi um desafio incrível!”, conta a atriz.

No trailer (que você assiste no final deste post) é impossível não notar o jeitinho de falar da selvagem Juma Marruá, na novela.

Resiliência 

O longa foi produzido na reserva do Refúgio Ecológico Caiman, e dirigido por Joe Stevens, reconhecido por seus trabalhos de nature documentaries como Earth at Night (AppleTV+), Mario Haberfeld, ex-piloto de fórmula 1 e fundador da Associação Onçafari, e Fábio Nascimento, cineasta e fotógrafo documental. Os três são os diretores da obra.

O biólogo Edu Fragoso (à esquerda) com o diretor Joe Stevens / Foto: divulgação

Joe diz que queria contar a história de Leventina de forma que realmente tocasse o público brasileiro, “celebrando o quão incríveis são esses animais e a vida selvagem do Brasil”. E sua admiração por esses animais só cresceu: “Houve momentos em que não sabíamos se ela sobreviveria, mas Leventina nos mostrou repetidamente como o espírito das onças pode ser resiliente”.

Para ele, acompanhar de perto a vida de Leventina e de sua família de onças-pintadas na natureza foi “uma oportunidade incrível e muito rara”, que tornou possível eternizar sua “jornada única e brilhante”. 

“Nunca vi uma história como essa”, ressalta. “De centenas de horas de filmagens coletadas ao longo de três anos, surgiu um verdadeiro retrato da vida de uma jovem onça-pintada crescendo no Brasil. E o poder da história reside no fato de que podemos nos identificar com muitas das lutas e dos desafios que a Leventina enfrenta”.

Leventina filhote, uma fera como a mãe a avó / Foto: divulgação

Complexa e sofisticada 

Fábio Nascimento passou meses no Pantanal filmando as felinas e destaca: “Pessoas como o biólogo Edu Fragoso (coadjuvante no filme; está em foto com Joe, mais acima), colocam suas vidas à disposição desta batalha, entendendo que lutar por essa espécie é também lutar por tantas outras, é proteger biomas e, no fim, lutar por nós mesmos”.

“Dirigir este filme junto com Joe e Mario me abriu portas para ver a complexidade e sofisticação das onças-pintadas, entender como cada uma delas ali representa uma vitória para o trabalho daqueles que lutam pela sua sobrevivência”, completa. 

O roteiro é de Bea Monteiro e Giuliano Cedroni, que salienta: “Somos um estúdio independente [Ventre] que busca levar histórias brasileiras relevantes para o público local e internacional, e entendemos que o meio ambiente brasileiro é protagonista no debate global. A voz de Leventina nos proporciona algo raro: um olhar original e emocionante sobre uma realidade difícil que precisa ser adereçada”.

O filme é uma co-produção da Ventre Studio, WCP e Globoplay, com parceria da Associação Onçafari.

A seguir, assista ao trailer de Diário de Uma Onça:

Leia também:
– Fera, uma das primeiras onças no mundo a ser reintroduzida na vida selvagem, é flagrada tirando soneca numa árvore 
(outubro 2022)
– Biólogos ficam aliviados ao reencontrar Leventina, filhote de onça-pintada abandonada pela mãe no Pantanal (julho 2022)
– Flagrante do “neto” da Fera, uma das primeiras onças no mundo a serem reintroduzidas na vida selvagem, mostra sucesso de iniciativa brasileira (janeiro 2022)
– Isa e Fera aprenderam a ser selvagens (abril 2021)
– Fera, uma das primeiras onças no mundo a serem reintroduzidas na vida selvagem, aparece com novo filhote (janeiro 2021)
– Ao aliar ecoturismo e pesquisa científica, o Onçafari trabalha pela preservação do maior felino das Américas (agosto 2020)

Fotos: divulgação

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE