Dia de Aprender Brincando… ao ar livre! Vamos nessa?


Dezessete de maio é o Dia de Aprender Brincando. Esta é uma data internacional, criada para estimular que escolas promovam ações para as crianças brincarem e aprenderem, ao mesmo tempo.

Aqui, no Brasil, a iniciativa é organizada pela Cidade Escola Aprendiz, que revelou que, este ano, mil escolas já se inscreveram para participar. Até o momento 156 mil crianças serão impactadas diretamente pela iniciativa. E esse número ainda pode crescer.

Este movimento é importante porque oferece uma grande oportunidade para pais e educadores para a compreensão da essência da infância que é o brincar. Em geral, nos preocupamos com inúmeros itens que julgamos imprescindíveis no aprendizado das crianças. Mas elas não precisam aprender a aprender. Isso elas já nascem sabendo, pois aprender é o próprio movimento de estar vivo. O que precisamos é oferecer-lhes espaço e tempo naturais durante a aprendizagem e, para isso, não há experiência mais completa que o brincar livre com a natureza.

Acreditamos – nós, do programa Ser Criança é Natural – que é importante aprender brincando, mas do lado de fora. Assim, o aprendizado é maior, mais intenso e mais rico. Brincar ao ar livre inclui o corpo, os sentimentos, as emoções e fica, portanto, enraizado nas experiências das crianças, ajudando-as a se desenvolver com plenitude, expressando, assim, todo seu potencial.

O movimento é mundial, e o nome original da data é Outdoor Classroom Day, ou seja, sala de aula ao ar livre. Assim, o convite do Dia de aprender brincando é, na verdade, pra que todas as crianças fiquem do lado de fora, em suas escolas. Queremos que isso fique claro pra que o lado de fora não fique de fora da prática dessa iniciativa.

A campanha é uma ação global que acontece sempre no dia 17 de maio. Mas esse movimento, no entanto, não precisa ficar limitado à essa data. A própria organização do evento incentiva, nessa data, que a experiência se repita, sempre que possível. Na verdade, o convite para a adesão a esse dia é mais para que que escolas, educadores e pais vivenciem a prática os benefícios de brincar e aprender ao ar livre e que, depois dessa experimentação, adotem estas experiências no seu cotidiano.

Assim, participar do Dia de Aprender Brincando é integrar um movimento formado por pessoas de todo o mundo que acreditam que o brincar livremente é tão importante quanto a presença em sala de aula.

Então, que este dia inspire todos os outros 364, e que os educadores levem, cada vez mais, as crianças para fora da sala de aula! Para o lado de fora.

Foto: Maxime Bhm/Unsplash

Deixe uma resposta

Ana Carolina Thomé e Rita Mendonça

Ana Carolina é pedagoga, especialista em psicomotricidade e educação lúdica, e trabalha com primeira infância. Rita é bióloga e socióloga, ministra cursos, vivências e palestras para aproximar crianças e adultos da natureza. Quando se conheceram, em 2014, criaram o projeto "Ser Criança é Natural" para desenvolver atividades com o público. Neste blog, mostram como transformar a convivência com os pequenos em momentos inesquecíveis.