Dia da Sobrecarga da Terra chega mais cedo em 2015

dia-da-sobrecarga-da-terra-2015

Mal se passaram oito meses de 2015 e a humanidade já está no “vermelho”. Hoje, 13/08, esgotamos a cota de recursos naturais disponíveis para o ano todo, sem contar com a necessidade das outras espécies, revela a Global Footprint Network (GFN). Isso significa que, para aguentar nossos padrões de consumo, precisaríamos de 1,6 Terra – mas, como todos bem sabem, só temos uma. Desde os anos 2000, esta data tem um nome: Dia de Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day, em inglês).

A data serve como um alerta: sinaliza que estamos usando mais recursos do que o planeta é capaz de repor em um ano e que tudo o que for consumido a partir de agora não será reposto pela natureza. Ou seja, a pegada ecológica da humanidade excedeu a capacidade do planeta de repor recursos naturais e absorver resíduos, como o dióxido de carbono (CO2).

Para saber quando será o próximo Dia da Sobrecarga da Terra, entra na conta o desmatamento, a escassez de águaerosão do solo, perda de biodiversidade e o aumento das emissões de CO2 na atmosfera. E, ao que tudo indica, segundo a GFN, nossa “dívida ecológica” vai piorar se mantivermos o ritmo em que estamos hoje: até 2030, vamos precisar de duas Terras.

GFN_EOS_infographic_v5

Em 2015, a data é especialmente preocupante, uma vez que o mundo todo debate com mais afinco as mudanças climáticas e um novo acordo climático global, por conta da eminência da COP21, conferência que será realizada em Paris, no final do ano. Este ano, só a absorção de gases de efeito estufa demandou 85% da biocapacidade da Terra. “O acordo para banir o uso de combustíveis fósseis, discutido no mundo todo, pode ajudar significativamente a cessar o crescimento consecutivo da nossa pegada ecológica e, eventualmente, reduzi-la”, acredita Mathis Wackernagel, presidente da GFN.

Desta vez, o Dia da Sobrecarga da Terra chegou ainda mais cedo. Em 2014, a data caiu no dia 19/08; em 2013, foi em 20/08, e em 2000, quando foi calculada pela primeira vez, caiu em 01/10. “Só a pegada de carbono da humanidade mais que dobrou entre 1961 e 1973, que é quando o mundo entrou em uma sobrecarga ecológica. Este continua o componente que mais faz crescer o fosso entre a pegada ecológica e a biocapacidade do planeta”, disse Wackernagel, que também é cocriador da métrica da pegada ecológica.

Participe do Dia da Sobrecarga da Terra

Quer mostrar que se importa com o nosso planeta? Junte sua voz ao debate mundial nas redes sociais usando a hashtag #overshoot (sobrecarga). Aproveite para espalhar este link para o maior número de pessoas possível. Se quiser acompanhar a mídia oficial do Dia da Sobrecarga da Terra, siga no Twitter e curta no Facebook.

Saiba também qual é o impacto do seu estilo de vida no meio ambiente e como reduzi-lo por meio da calculadora de Pegada Ecológica, desenvolvida pela GFN.

Deixe uma resposta

Marina Maciel

Jornalista, Marina escreve sobre meio ambiente para diversas publicações brasileiras desde 2011. Já colaborou para veículos como Superinteressante, Exame, VEJA, VEJA SP, M de Mulher, Casa Claudia, VIP, Cosmopolitan Brasil, Brasil Post, National Geographic Brasil, INFO e Planeta Sustentável.