PUBLICIDADE

Di Freitas: o homem que dá luz às cabaças musicais

cabaça

Grávida de tanta água, a cabaça era só doação. Sedenta por transformar reservas líquidas em ajuda sólida… Alimentava vício necessário. Crescia verde e forte com a intenção de fazer nascer nos precisados a força que emana depois da sede matada.  Morte morrida, com ela não tinha vez. E quando viu estava matando sede de todo tipo. Ao encontrar o parceiro Francisco Di Freitas deu de se deixar entornar por acordes. E agora lá no Cariri, no Ceará, é vista entoando sons e formando a primeira orquestra do Brasil composta por músicos que tocam rabecas feitas de cabaça.

Orquestra

Francisco faz uma a uma para os alunos. Não se diz luthier. Aprendeu olhando os mestres tradicionais. Não sabe de física, nem de matemática. Quem calcula as ondas sonoras é a intuição. É a colheita da cabaça, é o corte certo, a construção do tampo, do braço. Faz porque quer que mais gente conheça música e saiba tocar, ainda que sem dinheiro para comprar um instrumento. Aprendeu com os mestres rabequeiros que quando se tem vontade de realizar algo, acha-se a condição.

gabriela garcez

É uma nobreza de sentimento essa de Di Freitas. A preocupação é com os futuros músicos e com a natureza. Ele constrói a rabeca com cola natural. Queria que as cordas fossem de tripas. Mas não deu. Não encontrou quem fizesse. Usa metal mesmo. E cada rabeca tem um som único. Como poderia ser diferente? Por acaso, existem na natureza duas cabaças iguais? De mesmo tamanho? Com a mesma espessura?

A expectativa de tocar a primeira nota, esperar o primeiro som nascer… Acho eu que todo primeiro chorinho que explode, todo primeiro inspirar merece uma rebeca dessas para acompanhar seus passos, para fazer fluir na veia, derramar pelo corpo a música que tanto pode fazer por nossos nós umbilicais.

cabaca-800

Quem mais quer se transformar em gerador de cabaça? Em fazedor de música? Em alimentador de esperanças?

Elizandra Souza, poetisa e editora da Agenda Cultural da Periferia no seu livro Águas da Cabaça, com ilustrações de Salamanda Gonçalves e Renata Felinto, fazem poesia com cabaça. A obra faz parte do projeto Mjiba – Jovens Mulheres Negras em Ação e reúne textos de sete mulheres negras.

Quem mais quer dar à luz ao que de natural temos? Talita Madame Nagô nos diz que no início de tudo era a cabaça… Que há um mundo nessa história…

Luz camêra e ação gravando, a cena vai- No início de tudo era cabaça. 2013. Talita Madame Nagô#

Que mais gente precisa crescer ouvindo. Que mais gente precisa brincar de bonecas com a cara de gente daqui.  Que bacana ensinar as crianças que a cabaça fica grávida de água. Que está ao alcance de cada um gestar o que quiser:  ideias, soluções, projetos, amores, favores. E menos dores.

bonecas

Mas, do que jeito que a coisa anda, tenho que dizer que ainda somos muito, muito cabaços nessa história de gerar menos problemas e consumir mais ideais sustentáveis.


Fotos: 1. Cabaça, Flickr | 2. Orquestra de Rabecas do Cariri | 3. Di Freitas, por Gabriela Garcez | 4. Ilustração de Renata Felinto | 5.  Obra Luz, camêra e ação gravando, a cena vai. No início de tudo era cabaça, de Talita Madame Nagô | 6. Bonecas de Di Freitas

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE