Designer brasileiro ganha prêmio mundial com projeto de mobilidade urbana inovador e futurista

Designer brasileiro ganha prêmio mundial com projeto de mobilidade urbana inovador e futurista

O designer pernambucano Dayvid Almeida, de 27 anos, foi o grande vencedor do Moving’on Challenge Design 2020, desafio internacional dedicado à mobilidade sustentável, promovido pela empresa Michelin. O projeto do brasileiro competiu com outros 246 concorrentes, de 62 países. 

O desafio deste ano teve como tema o conceito de upcycle e que agregasse valor nas áreas ambiental, social e econômica. O upcycling propõe o reaproveitamento de objetos antigos ou descartados. Designers, artistas, engenheiros e arquitetos foram convidados a criar soluções para o ano de 2035.

O projeto de Almeida foi batizado de MUT.E e teve como inspiração um ser marinho, o polvo. O veículo serve não apenas como meio de locomoção, interligado a uma futura rede de mobilidade aérea, em cabos, mas também, como um mobiliário urbano, já que sua estrutura permite que ele possua várias funções.

Conversamos com o designer, morador da cidade de Vitória de Santo Antão, que nos contou mais detalhes sobre o projeto vencedor.

Qual foi a sua ideia a criar o MUT.E?
A ideia central é a biomimética, uma abordagem que estuda a função dos organismos na natureza e tenta imitá-las em funções nos produtos a serem criados pela indústria.

Quais são os materiais do MUT.E?
O veículo seria construído através de biomateriais e materiais inteligentes capazes de dar flexibilidade à malha para que quando não precise ser usada como um veículo ela possa se transformar em alguma estrutura modular para o reaproveitamento nos espaços urbanos.

Os projetos apresentados precisavam ser viáveis?
Não necessariamente. A proposta do concurso foi desenvolver ideias e conceitos de mobilidade jamais vistos. No entanto, o júri que avaliou o MUT.E considerou a ideia não apenas inovadora, como também uma proposta de mobilidade factível de ser prototipada e testada.

Designer brasileiro ganha prêmio mundial com projeto de mobilidade urbana inovador e futurista

Como você “dirige” o veículo?
O MUT.E é um meio de mobilidade autônomo no qual em um futuro próximo a pessoa poderia solicitar o veículo via aplicativo e ele pudesse se dirigir ao usuário, levando ele ao destino selecionado.

Por que o nome MUT.E?
Como a marca escolhida para desenvolver o veículo foi a Volkswagen, eu queria um nome de origem alemã que pudesse transmitir alguma mensagem para o futuro. MUT em alemão significa “coragem”, pois eu precisei me desprender do conhecimento que eu já tinha pra buscar novas inspirações para o futuro e muitas vezes precisamos de coragem para trazer mudanças. A letra E remete à evolução, mais uma vez reforçando o desejo do veículo significar algo novo para o futuro da mobilidade.

Você imagina ver seu projeto nas ruas no futuro?
Imagino coisas ainda mais ousadas (ri). Mas fico muito feliz em saber que o MUT.E de alguma forma pode contribuir com a indústria na busca de soluções inovadoras para os futuros desafios da mobilidade urbana.

*Confira os demais projetos vencedores do Moving’on Challenge Design 2020 neste link.

Leia também:
Moto ou carro? É o Gaia, o novo veículo elétrico brasileiro
Uber anuncia que 100% de seus veículos serão elétricos nos Estados Unidos, Europa e Canadá até 2030
Seattle manterá ruas fechadas permanentemente a carros para que pessoas possam se exercitar
Feita de plástico reciclado, bicicleta sustentável brasileira ganha o mundo

Fotos: divulgação


Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

3 comentários em “Designer brasileiro ganha prêmio mundial com projeto de mobilidade urbana inovador e futurista

  • 24 de setembro de 2020 em 5:02 PM
    Permalink

    O Brasil é grande,… O povo brasileiro é um povo activo e competitivo e tem muita gente bem formada. 🙏

    Resposta
  • 11 de outubro de 2020 em 6:04 PM
    Permalink

    muito orgulhoso de ser brasileiro nestas horas, o Brasil e muito rico em muitos aspectos, e apesar sa corrupção, tem muita coisa coisa boa, como dizem por ai “chama a NASA”. Parabéns ao designer pernambucano Dayvid Almeida.

    Resposta

Deixe uma resposta