PUBLICIDADE

Desastre ambiental na Europa: toneladas de peixes aparecem mortos em rio que atravessa Alemanha e Polônia

Desastre ambiental na Europa: toneladas de peixes aparecem mortos em rio que atravessa Alemanha e Polônia

Desde o final de julho, milhares de peixes já foram encontrados mortos no rio Oder, que atravessa a Polônia e a Alemanha. Uma análise da água realizada no começo da semana passada indica contaminação por uma substância tóxica, afirmaram em comunicado as autoridades de Brandenburgo, uma das províncias alemãs afetadas pelo desastre.

Segundo a imprensa local, havia altos níveis de mercúrio na água, mas nem o governo alemão nem o polonês confirmaram a informação. Moradores das regiões impactadas foram alertados para não chegar perto do rio. Enquanto isso, toneladas de peixes estão sendo retiradas do Oder. Outros animais, como castores, pássaros e patos também morreram.

“A escala do desastre é muito grande. Tão grande que o Oder pode levar anos para voltar a um estado normal”, lamentou Mateusz Morawiecki, primeiro-ministro da Polônia. “É provável que enormes quantidades de resíduos químicos tenham sido despejadas no rio. Os responsáveis serão responsabilizados”.

De acordo com o Greenpeace, houve demora na resposta das autoridades para enfrentar a mortandade e os dois países não estão trabalhando juntos. “São dezenas de toneladas de peixes mortos, milhares sangrando, nadando em agonia, tentando buscar oxigênio na superfície da água”, relata a organização. “A limpeza natural do rio levará anos e o desastre terá enormes consequências para os ecossistemas locais. No momento, é muito importante documentar os danos, o que é fundamental para estimar a escala e, assim, conseguir punir os culpados”.

Na sexta-feira, 12/08, Morawiecki demitiu dois funcionários de alto-escalão da área ambiental porque a resposta à tragédia foi muito lenta. O governo informou que irá colocar uma barreira no Oder, próximo à cidade de  Kostrzyn, para que os peixes possam ser retirados da água por uma força-tarefa composta por militares.

O Greenpeace denuncia ainda que há anos está parado um projeto de transformar o entorno do Oder em uma reserva de proteção. “Isso deveria ser um parque nacional, mas há um desastre ecológico ocorrendo agora! O desastre ecológico em curso no Oder é provavelmente um dos maiores dramas desta década.
Este desastre não é por acaso. Este é o resultado de muitos anos de negligência por parte de instituições estatais e políticos. O vale do Oder é um ecossistema muito valioso, habitat para espécies raras de aves“.

*Com informações da CNN Internacional/Reuters e Portal G1/BBC

Foto de abertura: reprodução Facebook Greenpeace Polska/NewsLubuski/East News

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE