Dança para celebrar casamento de enfermeira que perdeu as pernas ao pisar em mina na Ucrânia emociona o mundo

Dança para celebrar casamento de enfermeira que perdeu as pernas ao pisar em mina na Ucrânia emociona o mundo

Mais uma das muitas tragédias da guerra da Ucrânia que comove milhões de pessoas no mundo inteiro. O vídeo foi gravado pela equipe de um hospital da cidade de Lviv, que improvisou uma celebração para celebrar o casamento de Victor Vasyliv e Oksana Balandina.

A enfermeira, de 23 anos, é mais uma vítima do conflito. No final de março, ao voltar do trabalho ao lado do companheiro, na cidade de Lysychansk, na região de Luhansk, um dos principais focos da guerra, no leste do país, ela pisou numa mina terrestre. Por causa da explosão, perdeu as duas pernas e quatro dedos da mão esquerda. Victor não ficou ferido.

Oksana já passou por diversos hospitais e num primeiro momento, pensou em desistir da vida. Mas lembrou dos dois filhos: um menino de 7 anos e uma menina de 5. “Mas graças ao apoio (que recebi), aceitei isso. Preciso continuar vivendo. Não é o fim da minha vida. Se Deus me deixou viva, é o meu destino”, disse ela.

O casal vivia junto há seis anos e decidiu que, apesar da tragédia, era hora de formalizar a união. Casou-se então num cartório e ao voltar para o hospital, onde Oksana está sendo tratada, foi recebido por uma pequena festa, com música e bolo feito por voluntários.

Victor pegou a agora esposa no colo e dançou com ela, rodando pelo quarto. Ela, muito emocionada, estava abraçada fortemente a ele, que revelou ter sentido muito medo de perder Oksana.

Os dois pretendem ir para a Alemanha, onde a enfermeira seguirá a reabilitação e sonha, futuramente, em ter próteses nas pernas.

Difícil não se emocionar com a cena. Mais uma prova das atrocidades geradas pela guerra. E de que, mesmo em momentos tão difíceis, outros seres humanos mostram compaixão e solidariedade com o próximo.

*Com informações da Agência de Notícias Reuters

Leia também:
Ed Sheeran lança remix de música com banda ucraniana, que gravou clipe em meio à guerra
“Elas devem estar em choque. Sei como o trauma afeta as crianças”, disse Angelina Jolie em missão humanitária da ONU em Lviv, na Ucrânia
Estrelas dos balés russo e ucraniano se unem para ajudar as vítimas da guerra
Protesto reúne 109 carrinhos de bebê em Lviv, na Ucrânia, que simbolizam as crianças mortas desde o início da invasão russa

Foto: reprodução Instagram @ksyucha_kareglaska_ e vídeo reprodução Instagram @lviv_1tmo

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta