PUBLICIDADE

Curso gratuito incentiva meninas em fase escolar a se interessarem por Ciência

Na semana passada, a francesa Emmanuelle Charpentier e a americana Jennifer Doudna ganharam o Prêmio Nobel de Química, como noticiamos aqui.

As pesquisadoras descobriram uma das ferramentas mais importantes da tecnologia genética: a tesoura CRISPR/Cas9, com a qual cientistas podem alterar o DNA de animais, plantas e microrganismos com extrema precisão.

A Academia de Ciências da Suécia justificou sua escolha assim: “Essa tecnologia teve um impacto revolucionário nas ciências da vida, contribuiu para o desenvolvimento de novas terapias contra o câncer e pode tornar realidade o sonho de curar doenças hereditárias“.

E, ao saber do prêmio, Charpentier fez uma declaração linda: “Eu gostaria de passar uma mensagem positiva a meninas que desejam seguir o caminho da ciência. Acho que nós mostramos a elas que uma mulher pode ter impacto na ciência”.

Sua mensagem pode servir não só para incentivar garotas que já pensam na ciência como profissão ou que já demonstram talento na área – como Gitanjali Rao, do Colorado, EUA -, como também para despertar a curiosidade daquelas que nunca pensaram no assunto ou ainda têm dúvida.

O curso gratuito oferecido pela Universidade Federal do ABC (UFABC) – Menina Ciência • Ciência Menina – tem o objetivo de inspirar meninas que cursam o ciclo fundamental, revelando o papel de mulheres cientistas em diferentes áreas de atuação: Biologia, Astronomia, Química, Matemática, Física, Educação e História da Ciência e Filosofia.

Edição online

Em sua primeira edição, o curso ofereceu palestras e atividades práticas em laboratório, mas, este ano, devido à pandemia, será exclusivamente online, “com atividades de integração via Whatsapp, experimentos em casa e palestras assíncronas e rodas de conversas síncronas nas datas indicadas no calendário, sempre no período da tarde”.

Voltado para 120 meninas entre o 6º e 9º ano do Ensino Fundamental II, de escolas públicas e privadas (60 vagas para cada).

O curso terá a participação de cientistas que atuam na UFABC e em instituições parceiras.

As inscrições foram abertas em 10 de outubro e as candidatas devem preencher formulário disponível neste link até o dia 24.

A atividade de integração acontecerá em 7 de novembro, assim como o evento de abertura. O encerramento se dará em 5 de dezembro, com roda de conversa de cientistas.

Foto: Frank Wang/Unsplash

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE