PUBLICIDADE

Criatividade e união de esforços salvam ninho com filhote de arara

Criatividade e união de esforços salvam ninho com filhote de arara, após queda de palmeira em Campo Grande

Olha só que história mais linda e quanta gente envolvida para salvar um filhote de arara-canindé! Nos últimos dias, após as fortes chuvas, com ventos e raios, que caíram em Campo Grande (MS), uma palmeira ficou inclinada no quintal de uma casa. Sem saber se havia um ninho e um filhote no topo de árvore – local onde essa espécie e de outras araras colocam seus ovos – o casal proprietário da residência entrou em contato com a equipe do Projeto Aves Urbanas na Cidade, do Instituto Arara Azul.

Como havia o risco de cair, a palmeira precisava ter seu tronco cortado. A equipe de jardinagem que trabalha na casa fez uma avaliação inicial e confirmou que havia um filhote no ninho. Com cuidado, a ararinha foi retirada dali para aguardar as recomendações dos biólogos do Aves Urbanas.

Após a chegada da equipe, precisava-se então resolver o problema. Qual seria o destino do ninho e do filhote?

Pois com muita criatividade e união de esforços foi dada uma solução para acomodar a ave no mesmo lugar onde ela estava e não afastá-la dos pais, que estavam ali por perto.

“A equipe do Tony Jardinagem prontamente se disponibilizou para ajudar com o manejo e readequação de parte do tronco com o ninho caído, cortando-o e amarrando em uma outra palmeira no terreno vizinho. Todos se mobilizaram para arrumar cordas, arames e até a tampa de um recipiente para servir de base para o ninho manejado”, contou o Instituto Arara Azul em suas redes sociais.

Logo em seguida o filhote foi devolvido ao ninho e não demorou quase nada para os pais aparecerem e o alimentarem.

“Final feliz para essa família de arara-canindé. Assim, em breve, mais uma linda arara estará embelezando o céu da Capital! Agradecemos muito o apoio e empenho do Tony Jardinagem, com os auxiliares Divino e Altair, que foram totalmente criativos e disponíveis para resolver o problema e salvar o filhote! Além do casal morador da casa e os vizinhos (Nelson Fernando), pelo cuidado e preocupação com as araras e em mantê-las por perto! Consciência cidadã e respeito à natureza é conquistada assim, com a união e os esforços de todos!”, celebrou o Arara Azul.

Confira abaixo a sequência de imagens que mostra o desenrolar da história:

Criatividade e união de esforços salvam ninho com filhote de arara, após queda de palmeira em Campo Grande

Árvore inclinada após a tempestade

Criatividade e união de esforços salvam ninho com filhote de arara, após queda de palmeira em Campo Grande

Um dos pais no topo da palmeira, ou seja, poderia haver um filhote no ninho

Criatividade e união de esforços salvam ninho com filhote de arara, após queda de palmeira em Campo Grande

Filhote resgatado e mentes em ação

Tronco onde estava o ninho foi cortado e amarrado em outra palmeira mais nova

A arara-canindé

Desde 2015 a arara-canindé é considerada a ave símbolo da capital do Mato Grosso do Sul. E em 2018, foi aprovada uma lei que proíbe o corte, derrubada, remoção ou sacrifício de árvores, adultas ou não, onde elas fazem ninhos. Só em 2021, foi registrado o nascimento de mais de 200 filhotes na cidade.

Também conhecida como arara-de-barriga-amarela, a arara-canindé (Ara ararauna) mede entre 75 e 86 cm e pesa cerca de 1 kg. Tem a parte superior do corpo com coloração azul e a inferior amarela, com fileiras de penas faciais pretas, assim como a garganta.

A espécie pode ser encontrada em diversos países da América do Sul e Central, como Panamá, Colômbia, Guianas, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina. No Brasil, é observada na região norte, centro-oeste e no sudeste, nos estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, ela é facilmente vista voando pelos céus da cidade.

Seu principal habitat são áreas de várzeas com buritizais, babaçuais e beira de mata. Ela alimenta-se de frutas e sementes, na sua maioria de palmeiras.

 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A post shared by Instituto Arara Azul (@institutoararaazuloficial)

 

Leia também:
Biólogos fazem registro inédito do exato momento do nascimento de filhote de arara-canindé em Campo
Grande
Filhotes de arara-canindé ganham medalhas com número e população é convidada a ajudar monitoramento das aves em Campo Grande

Fotos: divulgação Instituto Arara Azul

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE