‘Cozinha da Maré’: livro online e gratuito reúne receitas das “mães do mangue” da costa amazônica do Pará

'Cozinha da Maré’: livro online e gratuito reúne receitas das "mães do mangue" da costa amazônica do Pará

O Brasil é um país tão grande e rico em tradições e cultura que mesmo nós, brasileiros, muitas vezes não temos a chance de conhecer tudo o que o nosso povo tem a oferecer. Mas agora uma obra online nos dá a oportunidade de saber mais sobre a história de mulheres empreendedoras da costa amazônica do Pará e ainda, apreciar as delícias que elas preparam em suas cozinhas. O livro “Cozinha da Maré apresenta 24 pratos e bebidas típicos da região.

O e-book, que faz parte da campanha “Mães do Mangue“, pode ser baixado gratuitamente. Ele apresenta receitas diversas que têm, entre seus principais ingredientes caranguejo, sarnambi, ostra e outros mariscos. Para produzir a obra, foram visitadas doze reservas extrativistas do Pará. Além de compartilhar os segredos de suas iguarias, as marisqueiras contaram mais sobre seu dia-a-dia.

“Eu nasci aqui, nasci nessa vida de tirar caranguejo, de ir para maré. Acho que o conhecimento que a gente tem veio dos índios que viviam aqui”, acredita Angelina Rodrigues, uma das personagens do livro.

“Eu aprendi acompanhando a minha mãe. Eu sustento minha família na mariscagem e para mim é como se fosse uma terapia, ficar aqui na maré, pensando na vida”, revela Maria Brito, outra marisqueira também entrevistada para o e-book.

'Cozinha da Maré’: livro online e gratuito reúne receitas das "mães do mangue" da costa amazônica do Pará

24 pratos e bebidas típicos dos mangues do Pará:
que tal tentar uma das receitas na sua casa?

O projeto “Mães do Mangue” produziu ainda quatro mini-documentários, como o que você assiste ao final deste texto, e que são divididos nas seguintes temáticas: proteção ambiental, relações de gênero, construções identitárias e culturais e a conexão ancestral com os mangues.

A costa amazônica do Pará é a maior área contínua de manguezais do planeta. E as mulheres que vivem e trabalham ali são consideradas “guardiãs desse ecossistema”.

'Cozinha da Maré’: livro online e gratuito reúne receitas das "mães do mangue" da costa amazônica do Pará

Algumas das protagonistas do livro “Cozinha da Maré”

Idealizada pelas organizações Rare, Purpose, Associações dos Usuários das Reservas Extrativistas Marinhas e Costeiras (AUREMs), com o apoio de outras entidades locais, a campanha “Mães do Mangue” tem como objetivo inspirar e engajar comunidades na defesa e proteção dos mangues, a partir do protagonismo das mulheres e famílias que vivem em reservas extrativistas.

Para baixar gratuitamente o livro “Cozinha da Maré”, acesse este link e se delicie com as receitas das “guardiãs dos mangues”!


Leia também:
Berçários da vida marinha e protetores das regiões costeiras, os manguezais precisam da nossa proteção
‘Tem Floresta na Mesa’: chef Thiago Castanho dá receitas com ingredientes especiais – e inusitados – em campanha pela floresta
Livro ‘Ecochefs: parceiros do agricultor’ ganha Prêmio Jabuti na categoria Economia Cria
tiva

Fotos: divulgação

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.