Couro produzido a partir de chá fermentado pode revolucionar a moda

sapatos-couro-sintetico-cha-fermentado

Roupas, malas, sapatos e diversos acessórios agora podem imitar couro a partir de um novo material, graças a pesquisadores da Iowa State University, nos Estados Unidos. Quase idêntico ao couro no visual e no tato, este produto sintético é produzido por meio da fermentação de chá.

A descoberta foi feita quando o time de pesquisadores da universidade, liderado pela professora Young-A Lee, estudava o subproduto de colônias de bactérias e levedura encontradas na kombucha – uma bebida feita a partir da fermentação de um chá rico em cafeína.

Trata-se de uma película de composto de fibra de celulose em forma de gel que, uma vez recolhida e seca, dá origem a um material muito similar ao couro. Como as fibras são totalmente biodegradáveis, os produtos produzidos a partir deste tipo de couro falso têm um ciclo de vida ainda mais sustentável.

roupa-couro-sintetico-cha-fermentado

Em condições controladas por laboratório, o material leva em torno de três a quatro semanas para se desenvolver. Apesar de não ser necessário tanto tempo para fabricar outros materiais de couro sintético, os pesquisadores acreditam que a espera para que o composto se desenvolva, seque e seja tratado vale a pena. Eles defendem que este tecido renovável produzido a partir da celulose pode representar um futuro alternativo e mais sustentável para a moda e para a humanidade como um todo.

“Para a maioria das pessoas, a moda é uma expressão efêmera de cultura, arte e tecnologia se manifestando em forma”, afirma Lee. “As empresas de moda produzem novos materiais e roupas, de estação em estação, de ano após ano, para corresponder às necessidades e desejos dos consumidores. Pense para onde esses artigos, eventualmente, irão. Eles ocuparão espaços subterrâneos enormes, como qualquer outro lixo.”

cha-fermentado-couro-sintetico

produto-couro-sintetico-cha-fermentado

tecido-couro-sintetico-cha-fermentado
Fotos: Divulgação

15 comentários em “Couro produzido a partir de chá fermentado pode revolucionar a moda

  • 5 de maio de 2016 em 6:28 PM
    Permalink

    Minha amiga fazia isso com chá fermentado artesanalmente faz uns trinta e cinco anos…………ela não sabia,mas estava a frente do seu tempo !

    Resposta
  • 6 de maio de 2016 em 10:28 AM
    Permalink

    Muito legal o produto e boa a matéria! :) Pra mim, a principal vantagem é a de mostrar que não precisamos (não devemos, na verdade) sacrificar animais com o fim de se ter produtos de moda também! Quem sabe, um dia olhemos pra trás e vejamos o quão cruel (pra usar um termo leve) éramos ao apoiarmos a exploração animal com esse ou qquer fim!

    Resposta
  • 7 de maio de 2016 em 2:28 PM
    Permalink

    Tenho uma dúvida, este material tem a mesma isolação térmica que o couro (invernos rigorosos)? E o tempo de desgaste é equivalente? Se sim, é realmente maravilhoso.

    Resposta
  • 17 de maio de 2016 em 9:22 PM
    Permalink

    Boa noite Marina, esse tipo de material já se encontra à venda??? Se sim você pode me indicar algum fornecedor? Trabalho com joias em prata e gostaria de fazer umas experiências. Tenho clientes me pedindo trabalhos em couro. Sou vegetariano à séculos e evito ao máximo trabalhar com matéria prima animal, mas tenho que atende-los.

    Resposta
    • 25 de maio de 2016 em 5:16 AM
      Permalink

      Oi Gabriela, tudo bem?
      Obrigada pelo contato. Que bacana o trabalho de vocês. Será que você pode enviar mais informações para o email – contato@conexaoplaneta.com.br
      Abraço,
      Suzana

      Resposta
    • 15 de maio de 2017 em 5:20 PM
      Permalink

      Boa tarde Gabriela, vc teria algum email ou numero de contato dessa empresa?

      Resposta

Marina Maciel

Jornalista, Marina escreve sobre meio ambiente para diversas publicações brasileiras desde 2011. Já colaborou para veículos como Superinteressante, Exame, VEJA, VEJA SP, M de Mulher, Casa Claudia, VIP, Cosmopolitan Brasil, Brasil Post, National Geographic Brasil, INFO e Planeta Sustentável.