Conta do ‘Conexão Planeta’ no Instagram foi hackeada, tirada do ar, mas já voltou!

Atualizada em 10/12/2020, com a recuperação do perfil

Na manhã de terça-feira, 8 de dezembro, iniciamos o dia com uma mensagem ameaçadora, que dizia que nossa conta no Instagram@conexaoplaneta_ – havia sido desativada e só seria devolvida em troca de pagamento (reproduzimos a mensagem recebida ao final deste texto).

Foi um baque. Não só pela impotência que sentimos com tamanha violência e pela ameaça de perder todo conteúdo produzido em cinco anos de projeto, mas, principalmente, por estarmos arriscadas a perder a audiência – quase 30 mil seguidores! – conquistada com empenho diário e os temas relevantes – alguns tristes, revoltantes, mas outros deliciosos e muito inspiradores – que divulgamos, e não com posts patrocinados.

Imagem que divulgamos no Facebook e no Twitter assim que nosso perfil
no Instagram foi hackeado, e ilustrou este texto, com destaque

Ao mesmo tempo, iniciamos um processo de desapego e arregaçamos as mangas.

Durante o primeiro dia sem o perfil no Instagram, recebemos várias outras mensagens com interrogações (nos lembrando da ameaça) e duas ligações. No fim desse dia, como acreditamos no ser humano, decidimos responder a mensagem. Mas, em momento algum tivemos a intenção de negociar com o hacker.

Explicamos, sim, que nosso projeto não tem financiamento, é mantido por nós como uma missão, com o intuito de disseminar informações e ajudar a promover o conhecimento sobre meio ambiente, direitos humanos e temas relacionados à sustentabilidade, e que, portanto, não temos recursos para fazer qualquer acordo.

Ele respondeu rapidamente, dizendo que se “contentaria” com 500 dólares. Pra nós, não existe negociação desse tipo, mesmo que tivéssemos dinheiro para pagar o resgate. Queríamos sensibilizá-lo. Como não foi possível, ignoramos a mensagem e bloqueamos o sujeito no Whatsapp, dedicando nossa atenção ao contato com o Instagram.

Já havíamos acionado o suporte pelo link Help Instagram e explicado tudo, em detalhes.

Nesse ínterim, diversos foram os amigos e conhecidos que nos contataram para se solidarizar e nos ajudar. E também os que declararam ataques a seus perfis na mesma rede social.

Um desses amigos indicou uma advogada ligada a uma ONG que apoia mulheres ameaçadas na internet. Dela recebemos apoio precioso, que nos orientou em diversos aspectos relacionados a segurança digital como ativar a autenticação de duas etapas, fazer backup das redes, manter anti-vírus atualizados, entre outras medidas. Algumas muito básicas, que a gente esquece.

Nestes tempos sombrios, em que o próprio governo mantém colaboradores denunciados pela disseminação de fakenews e ameaças a personalidades e a todos que se opõem à administração de Bolsonaro, é importante manter suas redes protegidas. A criminalidade está cada vez mais impune. Ou morosa.

Reunimos todas as provas do hackeamento e da chantagem para registrar o crime no Cartório, numa delegacia comum (B.O.) e na Delegacia de Crimes Digitais. Claro que temos a esperança de que os hackers que nos assediaram sejam identificados e punidos, mas, mais do que isto: é imprescindível registrar esse tipo de crime para que conste das estatísticas.

Só assim podemos lutar contra essas organizações. É imprescindível que este pensamento norteie todos que sofrem este tipo de ataque. Dá trabalho? Dá, mas é por uma boa causa.

Impotência, tristeza, tensão e muito aprendizado

Nosso sentimento inicial foi de imensa frustração e tristeza ao nos deparar com a falta de segurança e terrorismo no mundo digital. Mas saímos fortalecidas desta aventura vivida em dois intensos dias. Com ela, adquirimos mais conhecimento, conhecemos pessoas incríveis, identificamos almas sensíveis em pessoas que não conhecíamos bem, fomos apoiadas e amparadas. E isso foi sensacional!

Agradecemos a todos que nos enviaram boas vibrações e desejaram que esta história tivesse um final feliz. E também ao suporte do Instagram que nos atendeu prontamente.

Estamos imensamente felizes por termos conseguido resgatar nosso perfil, mas, se tivéssemos que começar tudo de novo, o faríamos com grande prazer. A trajetória até aqui, nos últimos cinco anos, e o retorno de amigos e seguidores nos provam que nosso trabalho e nossa dedicação não têm preço.

Desejamos que, em 2021, conquistemos suporte financeiro para avançar ainda mais e poder disseminar com mais recursos o universo da sustentabilidade ambiental, cultural, social e econômica.

Dessa forma, poderemos contribuir ainda mais com um mundo mais justo no qual mensagens como as que reproduzimos abaixo (a primeira que recebemos do hacker no WhatsApp) não tenham espaço, nem seus autores tenham certeza da impunidade.

Obrigada a todos!

Conexão Planeta

Site de jornalismo independente, com profissionais e especialistas das mais diversas áreas, que escrevem sobre sustentabilidade: ambiental, social e econômica. Sua missão é disseminar informação de maneira clara, didática e imparcial, e inspirar as pessoas a transformar o mundo em um lugar melhor. Com o slogan Inspiração para a Ação, o site deseja que a cada texto lido, mais pessoas sejam estimuladas a tomar parte neste grande movimento de transformação e mudança

Deixe uma resposta