Conheça as imagens finalistas do 6o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Natureza

Conheça as imagens finalistas do 6o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Natureza

Foram centenas de inscrições recebidas. E o trabalho dos nossos jurados não foi fácil. Mas eles já escolheram a favorita deles, a imagem que será a grande vencedora do Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Natureza 2022, e que divulgaremos na próxima semana.

Este ano contamos no nosso júri com a experiência e o olhar dos fotógrafos Daniel de Granville, Adriano Gambarini, Renato Soares, José Sabino, Renato Rizzaro, Leonardo Merçon e Zig Koch.

Eles analisaram a técnica, a composição (posicionamento dos elementos dentro do quadro), a ação que a imagem mostra (comparando, por exemplo, com um bicho que está parado sem fazer nada), a raridade da cena e das espécies registradas.

Diante de todos estes critérios, os cinco finalistas selecionados nesta 6a edição do nosso concurso foram: Rogério de Castro Duarte e Silva (Brasília, DF), Reynaldo Leite Martins Júnior (Cuiabá, MT), Alvaro de Souza Figueiredo Neves (Nova Lima, MG), Catarina Furtado de Mendonça Tokatjian (Brasília, DF) e Bruno Boni de Oliveira (São Paulo, SP).

Parabéns, a todos!

E a partir de amanhã, quarta-feira, 4/1, será a vez de você, através do voto popular, curtir a que você gosta mais.

Durante cinco dias dias, vamos divulgar as imagens separadamente em todas as nossas redes sociais –FacebookInstagram e Twitter. Aquela que obtiver o maior número de curtidas, durante um período de 24 horas após sua postagem inicial, ganhará o prêmio do público (confira os prêmios aqui).

O resultado, com o nome dos ganhadores de 2022 – tanto aqueles escolhidos pelo júri de fotógrafos, como pelos internautas, será divulgado no site e nas nossas redes sociais na segunda semana de janeiro.

Finalistas do Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Natureza 2022

Confira abaixo as imagens finalistas e detalhes sobre como elas foram feitas:

Rogério de Castro Duarte e Silva
(Brasília, DF)

Conheça as imagens finalistas do 6o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Natureza

“Uma manhã agradável fotografando beija-flores na Praça dos Cristais, em Brasília, quando aparece imerso no universo colorido das sálvias, um beija-flor-de-veste-preta ostentando seu brilho e exibindo sua beleza”

Reynaldo Leite Martins Júnior
(Cuiabá, MT)

Conheça as imagens finalistas do 6o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Natureza

“Onças pintadas são animais solitários e indivíduos machos não costumam se tolerar. Eu estava de barco, seguindo um macho de onça pintada caçando na beira do rio, a espera de uma cena de predação, quando outro macho apareceu no caminho. Começou então uma briga por território, que rendeu uma grande sequência de fotos, sendo essa uma delas”

Alvaro de Souza Figueiredo Neves
(Nova Lima, MG)

Conheça as imagens finalistas do 6o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Natureza

“Resido e trabalho em meio à Mata Atlântica, nas cercanias de Belo Horizonte. Esta região é fartamente habitada por macacos-prego (Sapajus) que circulam em bandos de 10, 15 indivíduos. Em épocas de laranjas, a frequência aumenta consideravelmente e os jovens aproveitam para praticar seu esporte preferido: “quebrar as laranjas” batendo-as bravamente em galhos. Mas na imagem, parece que o esporte é outro”

Bruno Boni de Oliveira
(São Paulo, SP)

Conheça as imagens finalistas do 6o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Natureza

“Adivinha onde foi feita essa foto? Provavelmente você imaginou uma paisagem bucólica, o Pantanal ou algum desses lugares fantásticos que você vê em programas de natureza… Mas a natureza está em TODOS os lugares. Dentro da longa solidão do distanciamento social de 2020, a floração desse ipê-rosa na minha janela foi um suspiro de vida em meio ao concreto de SÃO PAULO”

Catarina Furtado de Mendonça Tokatjian
(Brasília, DF)

“Num final de tarde, passeando num corixo, no Pantanal, vimos este filhote dormindo embaixo da árvore. No momento em que paramos para fotografá-lo, eu me dei conta do cenário perfeito que estava à minha frente. Uma imagem que retrata a conexão de tudo, na qual dei o nome de INTERLIGADOS. Pois assim como as raízes se conectam com a terra, nós nos conectamos com o TODO! Uma fotografia que me diz muita coisa, por sua luz, harmonia e essência do DIVINO!”

Deixe uma resposta

Conexão Planeta

Site de jornalismo independente, com profissionais e especialistas das mais diversas áreas, que escrevem sobre sustentabilidade: ambiental, social e econômica. Sua missão é disseminar informação de maneira clara, didática e imparcial, e inspirar as pessoas a transformar o mundo em um lugar melhor. Com o slogan Inspiração para a Ação, o site deseja que a cada texto lido, mais pessoas sejam estimuladas a tomar parte neste grande movimento de transformação e mudança