Conexão Planeta lança o ‘Concurso Fotográfico Natureza em Casa’: mostre seu talento durante a quarentena

Conexão Planeta lança o Concurso Fotográfico Natureza em Casa: mostre seu talento durante a quarentena

*Atualizado em 16/05/20

Em tempos tão difíceis como os que estamos vivendo, quando nos encontramos “presos” dentro de casa, em uma quarentena forçada pela pandemia do coronavírus, nossas rotinas diárias foram viradas de ponta-cabeça. E muitas vezes, nos sobra tempo para olhar com mais atenção o que está a nossa volta: a joaninha que sobe no galho da árvore do quintal, a aranha teimosa que insiste em construir a teia na parede, o sabiá que canta na janela todo dia cedo ou aquela planta, que a cada dia, parece ir mais em direção à luz.

Pensando nisso, o fotógrafo Daniel De Granville, um dos colaboradores do blog Por Trás das Câmeras, aqui no Conexão Planeta, sugeriu que lançássemos um concurso, convidando nossos leitores e seguidores nas redes sociais a compartilhar imagens da natureza que eles têm visto em seus quintais, jardins ou sacadas – fotos que mostrem claramente bichos e plantas inseridos no ambiente doméstico, como a perereca no tanque ou a aranha na janela.

Coincidentemente, há poucos dias, outro de nossos colaboradores, o fotógrafo João Marcos Rosa, começou a dividir com nossos leitores também o seu “Diário Fotográfico da Quarentena”, sobre as pequenas expedições que tem experimentado com o filho, Benjamin, no quintal de casa (leia mais aqui).

Então, a sugestão de Daniel nos pareceu perfeita. E lógico, que nós do Conexão Planeta, achamos a ideia maravilhosa e decidimos lançar o Concurso Fotográfico Natureza em Casa.

Para participar, basta você enviar sua foto para o email concursoconexaoplaneta@gmail.com. A imagem deve ser feita em casa (obviamente) e mostrar plantas ou animais – não valem domésticos, como cães e gatos -, durante esse período de quarentena.

As fotos devem ser mandadas em formato digital (jpg), junto com o nome do autor, local e data, onde foram feitas, cidade de residência, telefone e e-mail de contato. O tamanho mínimo deve ser de 1000 x 1000 px.

Cada participante só poderá concorrer com uma (1) fotografia.

Vale ressaltar, que as fotos em que houver manipulação de animais ou plantas, ou seja, que foram “montadas” para concorrer no concurso, serão desclassificadas.

O prazo para as inscrições no concurso vai até 22 de maio! O júri composto por fotógrafos de natureza irá escolher as melhores imagens: Daniel de Granville, Zig Koch, Leonardo Merçon, José Sabino, Augusto Gomes, Renato Rizzaro e Renato Soares.

O vencedor ganhará como prêmio um Guia de Campo de Bonito, publicação com 250 páginas, 330 fotografias e 180 fichas técnicas coloridas, que trazem informações em português e inglês sobre a fauna e a flora da Serra da Bodoquena, onde encontra-se Bonito (MS), consagrado destino brasileiro de ecoturismo.

O resultado do Concurso Fotográfico Natureza em Casa será divulgado nas primeiras semanas de junho.

Então, não perca tempo e boa sorte!

Concurso Fotográfico Natureza em Casa

– Finalidade do concurso

O Concurso Fotográfico Natureza em Casa, aberto a todos os residentes do Brasil, tem a finalidade de estimular as pessoas a explorarem a natureza sem precisarem sair de casa e valorizar novos talentos da fotografia de natureza no país, promovendo assim a proteção e conservação da nossa fauna nativa. Só serão aceitas imagens produzidas no Brasil

– Participantes

O concurso é aberto a fotógrafos amadores, maiores de 18 anos, residentes no Brasil. Não poderão participar do concurso colaboradores do site Conexão Planeta.

– Inscrições e divulgação

Inscrições abertas: de 17 de abril a 22 de maio de 2020 (prazo original prorrogado em uma semana devido ao sucesso do concurso).

O resultado do concurso será divulgado no site Conexão Planeta e em suas redes sociais nas primeiras semanas de junho.

– Regulamento

  1. Só serão aceitas fotografias de plantas e animais (não domésticos) feitas em território brasileiro e que mostrem claramente tratar-se de cena flagrada em ambiente doméstico/urbano;
  2. Não serão aceitas fotografias já contempladas em outros concursos nacionais ou internacionais;
  3. As fotografias devem ser enviadas para o email concursoconexaoplaneta@gmail.com ;
  4. As fotografias devem ser enviadas em formato digital – jpg, com nome do autor da imagem, local e data onde ela foi feita, cidade de residência, telefone e e-mail de contato, e com um breve resumo de como a imagem foi captada. O tamanho mínimo da imagem deve ser de 1000 x 1000 px;
  5. Os dados acima devem ser preenchidos corretamente. O site Conexão Planeta não se responsabiliza pela veracidade das informações, dados incorretos enviados pelo participante;
  6. Serão desclassificadas fotografias com marca d’água, com nome do autor ou outra marca que o identifique;
  7. O concurso está aberto para fotografias obtidas por câmeras digitais ou de filme, desde que digitalizadas e enviadas por mensagem para o e-mail concursoconexaoplaneta@gmail.com ;
  8. As fotografias não podem sofrer manipulações como: retirada ou adição de parte do assunto principal, relocação de assuntos e conteúdo, alteração de cor, uso de filtro, corte acima de 40% da imagem original ou que tenham sido distorcidas digitalmente;
  9. Cada participante só poderá concorrer com uma (1) fotografia;
  10. As inscrições são gratuitas.

– Premiação

O autor da imagem vencedora ganhará um Guia de Campo de Bonito.

– Comissão julgadora

A comissão julgadora será composta por um grupo de fotógrafos colaboradores do site Conexão Planeta, que escrevem para o blog Por Trás das Câmeras, todos de reconhecimento no meio fotográfico e comprometidos com a conservação ambiental;

A comissão julgadora é soberana nas suas decisões, e reconhecida sua independência na escolha dos resultados, sem interferência do Conexão Planeta. A comissão pode consultar especialistas, se necessário, para identificação de espécies e ambientes.

– Direito autoral e assuntos relacionados

  1. O direito autoral e patrimonial das fotografias inscritas e premiadas pertencerão sempre apenas a seus autores;
  2. O site Conexão Planeta, como idealizador e promotor do concurso, reserva-se o direito de utilizar as fotografias, sem exclusividade e a título gratuito, em seus canais de mídia, visando única e exclusivamente a divulgação e a promoção dos fotógrafos participantes do evento, no ano do concurso e em concursos futuros, extensivo aos patrocinadores e/ou apoiadores, desde que não associada à comercialização de produto ou mera promoção da marca sem menção ao concurso;
  3. Ao entrar na competição, o fotógrafo:
    a) confirma que a fotografia é de sua autoria e que a obra é original;
    b) que é o único proprietário dos direitos de autor, não havendo exigência de direitos de terceiros; e
    c) encaminha, quando necessário, a anuência de pessoas retratadas nas imagens inscritas.
  4. É de responsabilidade do participante, no caso de publicação da imagem premiada, se pessoas ou objetos que aparecem na fotografia estão sujeitos a direitos de terceiros, ou se é necessária autorização pessoal ou oficial.
  5. O site Conexão Planeta se isenta de responsabilidade por danos morais ou materiais decorrentes do uso da imagem para divulgação da competição ou para exposição, sendo o autor o único responsável.

Serão desclassificados:

Todos os participantes e fotografias que deixarem de cumprir os termos deste regulamento na íntegra.

Não serão aceitas fotografias com apelo sexual, práticas ilícitas ou criminosas, bem como de atividades incompatíveis com a conservação da biodiversidade.

*Texto atualizado para informar a prorrogação do prazo das inscrições.

Foto: Daniel De Granville

Conexão Planeta

Site de jornalismo independente, com profissionais e especialistas das mais diversas áreas, que escrevem sobre sustentabilidade: ambiental, social e econômica. Sua missão é disseminar informação de maneira clara, didática e imparcial, e inspirar as pessoas a transformar o mundo em um lugar melhor. Com o slogan Inspiração para a Ação, o site deseja que a cada texto lido, mais pessoas sejam estimuladas a tomar parte neste grande movimento de transformação e mudança

9 comentários em “Conexão Planeta lança o ‘Concurso Fotográfico Natureza em Casa’: mostre seu talento durante a quarentena

Deixe uma resposta